Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ex-presidente, Haddad, Ratinho e SBT são condenados pelo TRE

DE SÃO PAULO

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo condenou ontem o ex-presidente Lula, o candidato do PT à prefeitura paulistana, Fernando Haddad, o SBT e o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, a pagamento de multa por propaganda eleitoral antecipada.

Cada um deles deverá pagar R$ 5.000. A decisão foi motivada por representações do PPS e do PSDB.

No dia 31 de maio, Lula participou do "Programa do Ratinho", do SBT. O ex-presidente ficou por mais de 40 minutos no ar. Durante a entrevista, justificou a escolha de Haddad, ex-ministro da Educação, para a disputa, e disse que São Paulo precisava "ter alguém com o entusiasmo que ele teve quando era ministro".

No meio da entrevista, Haddad foi chamado ao palco, e o programa exibiu vídeo do ProUni, programa que ele capitaneou no ministério.

Em sua decisão, a juíza Carla Themis Lagrotta Germano afirma que "ficou demonstrado que houve realização de propaganda eleitoral extemporânea". Ainda segundo a magistrada, houve "clara indução ao eleitor no pedido de votos".

Lula, Haddad, a emissora e Ratinho podem recorrer.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.