Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Projeções para inflação e PIB em 2012 continuam em queda

Economistas esperam novo corte dos juros amanhã, para 8%

DE SÃO PAULO

As projeções para o crescimento econômico e a inflação em 2012 continuam recuando, o que mantém espaço livre para o BC (Banco Central) promover novo corte na taxa de juros (Selic) amanhã.

Segundo levantamento do BC com economistas de mercado, a expectativa mediana agora é a de que o PIB cresça apenas 2,01% em 2012. Foi a nona redução seguida.

Já a previsão para a inflação caiu para 4,85% e está cada vez mais próxima do centro da meta do BC, de 4,5%.

O levantamento divulgado ontem mostrou também que a aposta predominante do mercado continua sendo de um novo corte de meio ponto da Selic, para 8%, amanhã, quando termina a reunião de dois dias do Copom (Comitê de Política Monetária do BC).

Na opinião de alguns economistas, porém, o BC deve ser mais ousado na redução dos juros. O ex-diretor do BC Carlos Thadeu de Freitas, por exemplo, defende que a taxa caia para 7,5% amanhã: "Se inflação está no radar, para que manter juros altos?"

A pesquisa do BC mostra que a maioria dos analistas acredita que a Selic chegará em 7,5%, mas só em agosto, quando deve ser encerrado o ciclo de corte de juros. Eles projetam que a taxa sofrerá leve alta em 2013, voltando a 8,5%. Antes, esperava-se que ela fosse elevada até 9%.

(MARIANA SCHREIBER)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.