Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Arcebispo emérito do Rio, dom Eugenio Sales morre aos 91 anos

Nascido no RN, dom Eugenio chefiou a Arquidiocese por 30 anos

DE SÃO PAULO

Arcebispo emérito da Arquidiocese do Rio de Janeiro, o cardeal dom Eugenio de Araujo Sales morreu ontem, por volta de 22h30, em sua residência, no bairro do Sumaré, na zona norte da cidade. Dom Eugenio tinha 91 anos e foi vítima de um infarto. O velório será realizado hoje na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no centro do Rio. O enterro ainda não tem data marcada, mas deve ocorrer, segundo informações da arquidiocese, amanhã. O cardeal será enterrado na catedral da cidade.

Nascido em Acari, no Rio Grande do Norte, em novembro de 1920, dom Eugenio foi ordenado sacerdote em novembro de 1943 por dom Marcolino Esmeraldo de Sousa Dantas, bispo de Natal, na mesma igreja onde fora batizado. Em 1954, aos 33 anos, foi nomeado bispo auxiliar de Natal pelo papa Pio 12.

Dom Eugenio Sales tomou posse como arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro em 24 de abril de 1971, nomeado pelo papa Paulo 6º.

Ele ocupou o cargo até 25 de julho de 2001.

Em nota oficial, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, lamentou a morte de dom Eugenio Sales e decretou luto oficial de três dias no Estado.

"Nas últimas décadas, sua liderança religiosa foi a mais importante do nosso Estado", escreveu o governador.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.