Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cachoeiragate

Suplente de Demóstenes se dizia grato a Cachoeira

Wilder Morais afirmou que nunca teria achado 'um governo' sem empresário

Em ligação, Cachoeira diz que foi ele quem pôs Wilder na suplência de Demóstenes e em secretaria de Goiás

BRENO COSTA
CATIA SEABRA
ANDREZA MATAIS
DE BRASÍLIA

Herdeiro de Demóstenes Torres no Senado, o primeiro suplente Wilder Morais (DEM-GO) foi colocado nesse posto pelo empresário Carlinhos Cachoeira, a quem chamava de "Vossa Excelência".

É o que indicam áudios inéditos gravados pela Polícia Federal e obtidos pela Folha de sete conversas entre Wilder e Cachoeira, que se referia a ele como "senador".

O empresário relembrou a Wilder o papel que teve na sua ascensão política em uma longa conversa por telefone, em junho de 2011.

Ela ocorreu no auge de uma crise entre eles gerada pelo envolvimento de Cachoeira com a então mulher do suplente, Andressa Morais.

Andressa e Cachoeira, que hoje estão juntos, se conheceram em um jantar na casa de Wilder, em 2009.

Ela costuma relatar o encontro com Cachoeira como "amor à primeira vista".

"Eu não vou expor você, cara. Fui eu que te pus na suplência, essa secretaria, fui eu, você sabe muito bem disso. Então, para que eu vou te expor?", afirma Cachoeira.

Wilder concorda e indica ter gratidão por Cachoeira.

"Carlinhos, pensa um cara que nunca teria encontrado um governo, que nunca teria sido bosta nenhuma. Você está falando com esse cara."

Wilder, 44, é neófito na política. Amparado em sua atividade na área de construção, tornou-se um dos principais empresários de Goiás.

Filiou-se ao DEM apenas em julho de 2009. Com patrimônio declarado à Justiça Eleitoral de R$ 14,4 milhões, foi um dos principais financiadores de Demóstenes.

Com a eleição de Marconi Perillo (PSDB) para o governo de Goiás, foi nomeado, em janeiro de 2011, secretário de Infraestrutura -seu primeiro cargo público.

A reportagem não conseguiu contato com Wilder. Ele passou o dia ontem em sua fazenda em Goiás e viajaria hoje, em férias, para o Ceará. A Folha apurou, contudo, que assumirá a vaga.

AJUDA

Em outra conversa, de março de 2011, Wilder pediu ajuda a Cachoeira para obter informações sobre um empresário que estava fazendo críticas à segurança de um shopping de propriedade de Wilder: "Vamos tentar achar alguma coisa dele", pediu.

Em maio de 2010, Wilder ganhou o título de cidadão de Anápolis, em homenagem oferecida por um sobrinho de Cachoeira, o vereador Fernando Cunha (PSDB).

O segundo suplente de Demóstenes é o produtor rural José Eduardo Fleury. Amigo do ex-senador, ele foi ao Senado acompanhar a sessão.

Colaborou ERICH DECAT, de Brasília

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.