Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Governo busca 'reaprender a investir', diz Dilma

No Planalto, presidente anuncia R$ 7 bilhões para obras de mobilidade em 75 cidades

Alan Marques/Folhapress
A presidente Dilma e a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, na apresentação do PAC Mobilidade Médias Cidades
A presidente Dilma e a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, na apresentação do PAC Mobilidade Médias Cidades

DE BRASÍLIA

A presidente Dilma Rousseff afirmou ontem, durante o lançamento do PAC Mobilidade Médias Cidades, que o governo federal tem feito, ao lado de Estados e municípios, um esforço para "reaprender a investir e a planejar".

Na cerimônia com prefeitos no Palácio do Planalto, a presidente Dilma anunciou R$ 7 bilhões em crédito para obras de mobilidade em 75 cidades com população entre 250 mil e 700 mil habitantes.

O novo PAC também representa um esforço para turbinar os investimentos no país, um meio para tentar dinamizar a economia. A presidente fez questão de lembrar que as obras beneficiarão o setor de construção civil, que por sua vez gerará empregos.

Em seu discurso, Dilma também reforçou a ideia de que as obras do PAC Mobilidade Médias Cidades terão um andamento mais "ágil" porque já poderão ser submetidas ao RDC (Regime Diferenciado de Contratações).

NOVO REGIME

A extensão do regime -antes aplicado somente às obras da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016- às obras do PAC foi sancionada por Dilma e publicada ontem no "Diário Oficial da União".

De acordo com a presidente, o PAC Mobilidade vai privilegiar projetos "em fase avançada de elaboração" para permitir que as obras resultem em efeitos práticos "o mais rápido possível".

Para receber os recursos, as prefeituras deverão inscrever seus projetos no programa até o fim de agosto, prazo estipulado pela União.

Em seguida, as propostas serão analisadas por técnicos do governo federal. Concluídas essas etapas, o governo acredita que poderá divulgar as obras selecionadas no final do ano. Assim, os recursos estariam disponíveis para os municípios em 2013.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.