Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Haddad promete tributação 'verde' para edifícios e carros

Petista diz que vai reduzir impostos para prédios sustentáveis

DE SÃO PAULO

Em almoço com empresários da Câmara Portuguesa, o candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, prometeu ontem implantar um sistema tributário "verde" na cidade.

A proposta é conceder incentivos fiscais para os proprietários de prédios e veículos que adotarem práticas ecologicamente corretas.

"Acho que os edifícios verdes da cidade não devem pagar a mesma alíquota de IPTU que pagariam se não fossem verdes. [Com] Os carros, eventualmente, [aconteceria] a mesma coisa", disse.

Edifícios verdes são aqueles que possuem sistemas para economia de água e de energia elétrica e utilizam matérias-primas como madeira certificada.

No caso do IPVA, que é cobrado pelo governo do Estado, mas tem 50% da arrecadação repassada para a prefeitura, ele sugere devolver parte da parcela municipal aos motoristas.

Não detalhou, no entanto, as especificações que os veículos precisariam ter para garantir o direito ao benefício.

A campanha do petista diz que detalhará a proposta em seu programa de governo, que será apresentado no dia 13 de agosto.

Haddad criticou ontem a existência de uma "indústria de multas" contra comerciantes da cidade. Disse haver "repressão desmedida e falta de diálogo", mas não apresentou dados sobre a quantidade de infrações anotadas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.