Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Marketing do PT vai colocar mulher de Haddad na campanha

VERA MAGALHÃES
EDITORA DO PAINEL

No primeiro vídeo da campanha de Fernando Haddad, em que o candidato do PT discursa durante o encontro do partido, sua família é enquadrada em pose de porta-retratos, em primeiro plano, ao seu lado no palanque.

E, se depender da estratégia de marketing do jornalista João Santana, assim será. Ana Estela, sua mulher há 23 anos, e os filhos Frederico, 20, e Carolina, 12, integram a imagem que a propaganda quer: candidato jovem, bonito, com uma família feliz.

Mas a candidata a primeira-dama está longe do script clássico: "Esse rótulo me parece meio antiquado. Prefiro quando me apresentam como a companheira do Fernando", diz Ana Estela, 46, paulistana, livre-docente pela USP que acaba de se licenciar da universidade para mergulhar na campanha.

Seu papel será ajudar a formatar o programa de governo na área de saúde, especialmente na de saúde bucal, sua especialidade. Também tem participado do corpo a corpo na rua e de reuniões de mobilização de apoios.

Embora nunca tenha sido militante, diz que sempre votou no PT e tem traçado um caminho na gestão pública paralelo ao do marido.

Uma história que será contada para mostrar a parceria de ambos será a do papel de Estela na concepção do ProUni, programa de bolsas em faculdades privadas que deverá ser um dos cartões de visita da campanha.

Estela era assessora do ministro Cristovam Buarque no MEC e uma das suas atribuições era responder às cartas enviadas ao ministério.

Diz ter ficado tocada com a missiva de uma mãe que tinha de pagar mensalmente a parcela do filho no financiamento estudantil. Detalhe: ele morrera seis meses depois de se formar em engenharia.

"Todo mês ela enfrentava aquele luto. Comecei a pensar que tinha de haver um sistema mais justo de bolsas."

Ela conta que, com a ajuda de Haddad, então no Planejamento, foi criado o mecanismo que troca isenção fiscal por vagas. Após convencer a Fazenda, o ProUni foi implementado por Tarso Genro e, depois, por Haddad.

Estela diz procurar sempre seu espaço. "Não quero ficar apartada do processo. Nunca estive, nesses anos todos."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.