Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Dilma reativa reuniões de coordenação

Irritada com vazamento de dados à imprensa, presidente havia cancelado encontros periódicos com núcleo de ministros

Retomada do fórum coincide com problemas no Congresso e na montagem das alianças para as eleições

NATUZA NERY
DE BRASÍLIA

A presidente Dilma Rousseff resolveu resgatar as reuniões periódicas com alguns de seus principais ministros e reconstituiu o chamado "núcleo duro do governo", grupo por onde passam as principais questões do Executivo na área política.

Dilma havia destituído esse fórum ao perceber que parte das discussões de conjuntura feitas pelo grupo vazava para a imprensa.

Por quase um ano, o debate interno ou ficou interditado ou foi restrito a pouquíssimos interlocutores. Com isso, o governo parou de discutir a si mesmo, segundo definiu um assessor presidencial.

O resgate do grupo coincide com algumas dificuldades no front político.

Primeiro, problemas com aliados na eleição municipal. Depois, o risco de sua insatisfeita base de apoio no Congresso aprovar projetos de forte impacto fiscal em meio à desaceleração da economia nacional.

INFLUÊNCIA

Outro fator pode ter ajudado: a Folha apurou que, em maio, durante uma rápida visita a Brasília, Lula manifestou à sucessora preocupação com relatos dirigidos a ele sobre um certo isolamento da presidente no Planalto.

Nos últimos 30 dias, Dilma entrou de cabeça na política e resgatou o "núcleo duro". Estão nele seu chefe de gabinete, Giles Azevedo, e os ministros Aloizio Mercadante (Educação), Fernando Pimentel (Indústria), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais).

O ministro Paulo Bernardo (Comunicações), incumbido de algumas missões políticas, é chamado com regularidade. Ele e Mercadante não eram da formação original, mas vêm ganhando espaço.

MILHAS

O ministro da Educação, aliás, tem sido chamado a integrar quase todas as viagens internacionais da presidente, incluindo a desta semana a Londres.

Com frequência, trocam livros e visões sobre economia. Em breve, ele entregará a ela um mapa interativo de todos os alunos do programa Ciência sem Fronteiras, xodó de Dilma na área de educação. No aplicativo para tablets, a presidente localizará bolsistas no mundo inteiro.

O "núcleo duro" pode variar de composição dependendo do assunto. Há alguns dias, quando o tema foi a greve no funcionalismo, a ministra Miriam Belchior (Planejamento) foi chamada.

Titular da Justiça, José Eduardo Cardozo também vai a algumas reuniões. Há algumas semanas, a chefe fez o encontro no domingo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.