Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições 2012

Zona leste puxa subida de Russomanno

Segundo Datafolha, candidato do PRB abriu 9 pontos sobre José Serra na região, captando votos do PSDB e do PT

Filiado a partido ligado à Igreja Universal, ex-deputado alcança 33% em áreas com grande presença evangélica

DIÓGENES CAMPANHA
DE SÃO PAULO

O bom desempenho de Celso Russomanno (PRB) nas pesquisas eleitorais foi puxado sobretudo pela zona leste, a mais populosa da capital.

Na mais recente pesquisa Datafolha sobre a corrida eleitoral paulistana ele atingiu 32% das intenções de voto na região, contra 23% de José Serra (PSDB).

No quadro geral, os dois estão empatados: o tucano tem 30%, e Russomanno, 26%. A margem de erro é de 3%.

A pesquisa por regiões tem margem de erro de 5%, mas aponta tendência de crescimento de Russomanno. Na zona leste, ele ganhou 6 pontos em relação à pesquisa anterior (de 25 e 26 de junho); já Serra perdeu 7 pontos.

No extremo leste, tradicional reduto petista, Russomanno chega a 33%, contra 20% de Serra. Em 2010, quando ficou em terceiro lugar na eleição para governador, obteve 5 de seus 10 melhores resultados na zona leste.

Neste ano, segundo o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, Russomanno vem captando votos de potenciais eleitores de Fernando Haddad (PT) na região.

É no extremo leste que o petista registra seu maior índice de desconhecimento dos eleitores (55%). Na região, 45% dizem que votariam "com certeza" num candidato indicado pelo ex-presidente Lula. Também é ali que Serra chega a 44% de rejeição, contra 37% no total geral.

"Tudo leva a crer que o potencial de transferência de votos é grande, desde que o Haddad convença esse público de que é melhor que o Russomanno", afirma Paulino.

O PT aposta no horário eleitoral gratuito para decolar dos atuais 7% de intenções de voto. Mas a possível migração de votos de Russomanno para Haddad, diz Paulino, não será automática.

Em parte, pela popularidade do ex-deputado como apresentador de quadros de defesa do consumidor na TV. "Ele passa a imagem de que resolve problemas", diz Paulino. "Será que o Haddad vai passar essa mensagem?"

EVANGÉLICOS

O extremo leste tem a maior fatia de evangélicos na capital: 25% da população, segundo o "DNA Paulistano", pesquisa que o Datafolha realizou em 2008. Os evangélicos são 18% dos paulistanos.

O Datafolha aponta que Russomanno tem 34% das intenções de voto entre os que se declaram evangélicos. Seu partido, o PRB, é ligado à Igreja Universal.

Para o cientista político Vitor Marchetti, da Universidade Federal do ABC, o apoio de religiosos não será suficiente para manter Russomanno no topo. "A influência das igrejas tem sido pouco decisiva", diz. "E o PT já dialoga bem com esse setor."

Católico, Russomanno tenta se dissociar da imagem de candidato da Universal.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.