Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Análise

Sem voz e ligada ao ABC, região confere força e fragilidade ao candidato do PRB

FERNANDO RODRIGUES
DE BRASÍLIA

Com seu melhor desempenho na zona leste, Celso Russomanno mostra ao mesmo tempo robustez e fragilidade. Só vai ser possível saber qual atributo predominará após o início da campanha na TV.

A populosa zona leste é uma das que se sente mais sem voz. Candidatos visitam a região em época de eleição, mas é raro ver prefeitos presentes ali depois de eleitos.

Russomanno atua há algum tempo na região, cuja interação com o Grande ABC é intensa. O candidato do PRB disputou a prefeitura de Santo André em 2004.

Vem daí a solidez dos 26% de Russomanno no Datafolha: é forte onde de fato atua, e não só pelo trabalho na TV.

Seu desempenho se sustenta numa região que escolheu para ser uma de suas bases. Da mesma forma, José Serra, tem sua melhor marca na zona oeste, onde estão os mais abastados, mais propensos a votar nos tucanos.

Mas tudo isso pode se voltar contra Russomanno -e aí está parte de sua fragilidade. Bolsões da zona leste são redutos petistas. Em breve Fernando Haddad passeará com Lula pelas cercanias do futuro estádio do Corinthians.

Mais conhecido, deixará de ser chamado na rua de "Fernando Andrade". Em tese, drenará votos do atual segundo colocado. Mas essa hipótese só poderá ser aferida em setembro, após algumas semanas de propaganda na TV.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.