Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Justiça Federal em SP abre ação criminal contra Delúbio Soares

Ex-tesoureiro é acusado de lavar dinheiro; advogado diz que denúncia é improcedente

DO ENVIADO A BRASÍLIA
DE SÃO PAULO

Em um desdobramento do caso do mensalão, a Justiça Federal em São Paulo abriu ação criminal contra o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, que passou a ser réu sob a acusação de ter lavado dinheiro do suposto esquema de compra de apoio político.

A 2ª Vara Criminal Federal em São Paulo aceitou no dia 6 de julho a denúncia do Ministério Público Federal que cita expressamente os fatos do mensalão.

Na ação no Supremo Tribunal Federal, Delúbio é réu acusado de corrupção ativa e formação de quadrilha.

Em São Paulo, a Procuradoria diz que Delúbio recebeu R$ 450 mil de origem ilegal das agências do empresário Marcos Valério, com a participação do Banco Rural.

De acordo com a denúncia da Procuradoria, "as agências de publicidade repassavam os recursos ilicitamente obtidos a representantes do Partido dos Trabalhadores, entre outros, seja para apropriação pessoal de seus membros, seja para repasse a membros congressistas da base aliada, a fim de obtenção de apoio" para o Poder Executivo.

O advogado de Delúbio, Celso Vilardi, afirmou que a denúncia é improcedente porque já há decisões da Justiça Federal em São Paulo que apontam que o ex-tesoureiro não pode ser alvo de processos sobre fatos relacionados ao mensalão além do caso em andamento no STF.

A assessoria do Rural informou que o banco não comentaria a denúncia "porque desconhece seu conteúdo".

(FLÁVIO FERREIRA E JOSÉ ERNESTO CREDENDIO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.