Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições 2012

Serra diz que PT faz 'baixaria', e Haddad demite colaborador

Tucanos reagem a vídeo publicado no site do petista em que o ex-governador é tratado como vampiro e comparado a Hitler

Haddad diz não ter visto o filme, admite que sua veiculação foi um equívoco, mas se nega a pedir desculpas ao rival

DE SÃO PAULO

O PSDB reagiu ontem à publicação de um vídeo no site do petista Fernando Haddad em que o ex-governador de São Paulo, José Serra, é comparado a Adolf Hitler. Dirigentes tucanos disseram que se trata de um "trabalho de aloprados" com conteúdo "fascistoide". Serra acusou o PT de fazer "baixaria".

Serra e Haddad são rivais na disputa pela Prefeitura de São Paulo. No vídeo, retirado da página de Haddad após reportagem da Folha, Serra é retratado como vampiro e, em outro trecho, comparado ao ditador nazista.

Ontem, Haddad disse que a divulgação foi um equívoco, mas se recusou a pedir desculpas. A coordenação da campanha eximiu o candidato de responsabilidade pelo fato e afirmou ter demitido o responsável pela publicação.

"A pessoa é que tem que pedir [desculpas]. A pessoa responsável, que foi afastada", disse Haddad, após caminhada na zona leste. "O que a campanha podia fazer, fez. A conduta foi correta."

A cúpula do PSDB usou o episódio para vincular Haddad a escândalos de eleições passadas. O presidente da sigla, Sérgio Guerra, chamou a divulgação do vídeo de "trabalho de aloprados", em referência ao caso homônimo, deflagrado em 2006.

Na época, assessores do PT foram presos com dinheiro supostamente destinado à compra de dossiê contra Serra, candidato a governador.

Tucanos também fizeram comparações à disputa de 2008, quando o programa de Marta Suplicy (PT) fez insinuações sobre a vida pessoal do prefeito Gilberto Kassab.

Haddad rechaçou qualquer semelhança. "O erro foi identificado rapidamente, e o responsável, afastado. Penso que está bem assim, né?".

Serra disse "lamentar" o episódio. "O PT sempre faz isso", afirmou. Sua campanha estuda processar Haddad e pedir direito de resposta.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.