Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Censo revela maior diversidade indígena

Pesquisadores creditam aumento de etnias ao maior número de pessoas que se dizem índios e à alta taxa de fecundidade

Antropóloga alerta para risco de extinção de línguas indígenas; há casos de povos que têm menos de 10 falantes

Vanderlei Almeida - 15.jun.12/Associated Press
Índios tikuna participam de conferência da ONU no Rio, em junho; eles formam a maior etnia do país, de acordo com o IBGE
Índios tikuna participam de conferência da ONU no Rio, em junho; eles formam a maior etnia do país, de acordo com o IBGE

DENISE MENCHEN
DO RIO

Ao investigar pela primeira vez as etnias e as línguas indígenas no Brasil, o Censo 2010 revelou um cenário mais diversificado do que o esperado por pesquisadores.

Segundo dados divulgados ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foram encontradas 305 etnias e 274 línguas.

O número de indígenas chegou a 896.917, equivalente a 0,47% da população.

A pesquisa revelou que 57,7% dos índios do país vivem em terras de patrimônio da União e usufruto exclusivo deles. Em 2010, as 505 terras regularizadas ocupavam 12,5% do território nacional.

Segundo a pesquisadora Nilza Pereira, do IBGE, as informações disponíveis até então apontavam para a existência de cerca de 220 etnias e 180 línguas. Essas estimativas se baseavam em estudos antropológicos e linguísticos que não tinham a abrangência do Censo. "Estamos revelando um país que nem os pesquisadores conheciam."

A presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Marta Maria do Amaral Azevedo, afirma que o alto número de etnias pode estar relacionado ao aumento de pessoas que passaram a se reconhecer como indígenas nas últimas décadas.

Essa também é a explicação para a expansão de 178% no número de indígenas desde 1991. "A taxa de fecundidade dos indígenas, principalmente nas áreas rurais, é maior do que a dos não indígenas, mas a demografia sozinha não explica esse aumento", diz Pereira, do IBGE.

Em 1991, 294,1 mil pessoas disseram ser indígenas quando questionadas sobre sua raça ou cor. Em 2000, o número ficou em 734,1 mil, puxado principalmente pela expansão nas áreas urbanas. Já em 2010, chegou a 817,9 mil.

O número final do Censo 2010, porém, incluiu ainda 78,9 mil pessoas que disseram ser de outra cor, mas se consideraram indígenas por suas tradições e costumes.

Essa segunda pergunta, feita apenas nas terras indígenas, elevou o total de indígenas no país a 896,9 mil.

IDENTIDADE

Nas terras indígenas, a identidade cultural se mostrou mais preservada.

No total, 89,5% dos indígenas que viviam em áreas demarcadas souberam informar sua etnia e 57,3% disseram falar língua indígena. Fora das terras, esses percentuais são 55,2% e 12,7%, nessa ordem.

Na média, 17,5% não falam português, aponta o Censo.

Além disso, cerca de um quarto das línguas indígenas tem até dez falantes e quase metade tem até 50.

"Isso pode indicar um risco de extinção da língua", diz a antropóloga Ana Gita de Oliveira, do Iphan (instituto do patrimônio histórico nacional). A presidente da Funai diz, porém, que só análise mais detalhada dos dados pode indicar se há esse risco.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.