Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições 2012

PC do B cobra dinheiro da chapa de Haddad

Por falta de apoio financeiro a seus candidatos a vereador na cidade de SP, partido está insatisfeito com cúpula do PT

Comunistas ameaçam retirar vice de chapa; coordenador petista diz que compromisso com aliados será respeitado

BERNARDO MELLO FRANCO
DE SÃO PAULO

Insatisfeito com a falta de apoio financeiro a seus candidatos a vereador, o PC do B abriu novo mal-estar na campanha de Fernando Haddad (PT) a prefeito de São Paulo.

O partido diz ser boicotado pela cúpula petista e promete fazer queixa ao ex-presidente Lula, fiador da aliança. Nos bastidores, dirigentes ameaçam até retirar da chapa a vice Nádia Campeão.

Os comunistas acusam o PT de privilegiar seus próprios candidatos e atrasar os repasses prometidos.

A coordenação da campanha de Haddad reconhece o problema, mas diz que liberará o dinheiro em breve.

"Estão subestimando o nosso papel. A gente quer ajudar o Haddad, mas também precisa ser ajudado", disse à Folha o presidente municipal do PC do B, Vander Geraldo. "Estamos com muita dificuldade, e eles sabem disso. Agora vamos procurar outros mecanismos de pressão."

O dirigente pretende fazer seu primeiro gesto público de insatisfação hoje: boicotar a reunião semanal da coordenação da campanha.

Ele diz que os petistas afirmam concordar com as queixas, mas não tomam providências para ajudar.

O sumiço de Netinho das aparições públicas de Haddad é outro sinal da tensão entre os dois partidos. Ele foi presença constante ao lado do candidato nas primeiras semanas da campanha, mas foi para os EUA e desapareceu das fotos com o petista.

O PC do B conta com ajuda do PT para eleger ao menos três vereadores: Netinho, Jamil Murad e Orlando Silva, ex-ministro do Esporte.

O coordenador da campanha de Haddad, Antonio Donato, promete empenho para ajudar os aliados. "Era melhor ajudá-los com material, mas eles preferiram recursos financeiros. Vamos cumprir os nossos compromissos."

DESENCONTRO

Haddad e a ex-prefeita Marta Suplicy (PT), que tem boicotado os eventos da campanha, quase se encontraram ontem à noite no aniversário de Marco Aurélio de Carvalho, advogado do PT, em um bar no centro.

Ela já estava havia quase duas horas no local quando ele chegou. Convidados disseram que ela se levantou da mesa e saiu do salão por porta lateral, enquanto ele entrava pela porta principal.

Colaborou DIÓGENES CAMPANHA, de São Paulo

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.