Índice geral Poder
Poder
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mensalão - o julgamento

STF condena por corrupção petista que presidiu Câmara

n-1 JOÃO PAULO É CONDENADO POR 8 VOTOS A 2 n-1 MINISTRO PROPÕE 6 ANOS DE PRISÃO n-1 DEPUTADO PODE DEIXAR CAMPANHA ELEITORAL

Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
Cezar Peluso durante a sessão de ontem do julgamento do mensalão, no plenário do STF
Cezar Peluso durante a sessão de ontem do julgamento do mensalão, no plenário do STF

DE BRASÍLIA

O Supremo Tribunal Federal condenou ontem o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) por seu envolvimento no escândalo do mensalão. Oito ministros do STF votaram pela condenação e dois pela absolvição. Falta o presidente da corte, Carlos Ayres Britto, que se manifestará hoje. João Paulo, que presidiu a Câmara no início do governo Lula e hoje é candidato a prefeito de Osasco, é o primeiro político declarado culpado no julgamento do mensalão, que começou há quatro semanas. O deputado foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e peculato. O ministro Cezar Peluso fixou sua pena em seis anos de prisão, mas será preciso esperar que os outros ministros opinem a respeito. O petista ainda pode ser condenado por lavagem de dinheiro.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.