Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições 2012

Russomanno vira líder isolado, Serra cai e Haddad sobe em SP

Rejeição de tucano vai a 43% depois de uma semana de propaganda na TV, mostra Datafolha

Candidato do PRB se mantém com 31% das intenções de voto; Serra cai cinco pontos, e Haddad ganha seis

O candidato do PRB, Celso Russomanno, assumiu a liderança isolada na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Ele manteve 31% das intenções de voto depois de uma semana de horário eleitoral em rádio e TV, aponta o Datafolha.

José Serra, do PSDB, caiu cinco pontos percentuais e agora aparece em segundo lugar com 22%. Impulsionado pela presença do ex-presidente Lula em sua propaganda, Fernando Haddad, do PT, subiu seis pontos e ocupa a terceira posição com 14%.

A pesquisa mostra que a rejeição a Serra subiu cinco pontos e alcançou o maior índice desde o início da campanha: 43% dos eleitores dizem que não pretendem votar nele "de jeito nenhum".

Nas últimas eleições municipais em São Paulo, em 2004 e 2008, só o ex-prefeito Paulo Maluf (PP) superou este patamar de rejeição.

O índice de paulistanos que se recusam a votar nos rivais do tucano também cresceu, mas ainda é bem menor: 21% no caso de Haddad e 15% no de Russomanno.

As intenções de voto nos demais candidatos oscilaram dentro da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos para mais ou para menos.

Gabriel Chalita (PMDB) agora tem 7%, e Soninha Francine (PPS), 4%. Paulinho da Força (PDT) aparece com 2%. Ana Luiza (PSTU) e Carlos Gianazzi (PSOL) têm 1%, e os demais não pontuaram. Brancos e nulos somam 10%, e os indecisos são 7%.

SURPRESAS

A estabilidade de Russomano contrariou as apostas das campanhas do PT e do PSDB, que contavam com sua queda assim que começasse o horário eleitoral -o tempo dele é de apenas 2min11s.

Há uma semana, o candidato do PRB já aparecia quatro pontos à frente de Serra (31% a 27%), mas os dois estavam tecnicamente empatados na frente. Com a queda do tucano, ele ganhou a liderança isolada sem melhorar seu próprio desempenho.

O tombo de Serra surpreendeu até os petistas, que não esperavam vê-lo com menos de 25% das intenções de voto. Há dois anos, a cidade deu a ele 40% dos votos para presidente no primeiro turno.

Entre os motivos mais citados para sua rejeição, estão a reprovação ao prefeito Gilberto Kassab (PSD) e o fato de ele ter renunciado à prefeitura após ter prometido cumprir todo o mandato e o desgaste com a derrota de 2010.

A alta de Haddad já era esperada com a exposição de Lula em seu programa eleitoral. Mesmo assim, os petistas contavam com uma subida mais modesta na primeira semana de propaganda na TV.

MUDANÇAS

Os dados mostram que Haddad está superando o anonimato. Em uma semana, seu índice de conhecimento saltou de 64% para 75%.

Ele ganhou 19 pontos entre os eleitores que dizem preferir o PT, o que indica que a tarefa de identificá-lo com o partido está sendo cumprida.

No segmento que declara opção pelo PSDB, nova surpresa: Russomanno subiu 16 pontos e Serra, que é fundador do partido, despencou 15.

O tucano caiu em todas as faixas de escolaridade. Perdeu quatro pontos entre os eleitores com ensino fundamental, cinco entre os que concluíram o ensino médio e seis nos de nível superior.

Haddad subiu cinco, oito e cinco pontos em cada segmento, respectivamente. Russomanno se manteve estável em todas as faixas.

O candidato do PRB disse que os números mostram que sua campanha está no caminho certo e que vai manter a humildade. "Minha mãe sempre dizia: 'Os humildes conquistarão a Terra'", afirmou.

Serra não quis comentar os dados. O coordenador de sua campanha, Edson Aparecido, procurou demonstrar tranquilidade. "A pesquisa ainda reflete o cenário anterior ao início do horário eleitoral. O jogo está só começando."

Haddad comemorou o desempenho. "Está dentro do planejado, estamos colhendo o que plantamos", disse. Ele também ironizou a queda de Serra. "Defendendo a taxa da Controlar e combatendo o Bilhete Único mensal, ele está pedindo para não ir para o segundo turno."

O Datafolha ouviu 1.069 eleitores entre os dias 28 e 29. O levantamento foi encomendado pela Folha e pela TV Globo.

(BERNARDO MELLO FRANCO)

Colaboraram DANIELA LIMA, LUIZA BANDEIRA e RODRIGO VIZEU, de São Paulo

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.