Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições 2012

Candidato de Campos dispara em Recife

Em 40 dias, Geraldo Julio (PSB) saltou de 7% para 29% e agora aparece empatado na frente com Humberto Costa (PT)

Geraldo Julio tem feito intensa campanha ao lado do governador Eduardo Campos; Costa aposta no apoio de Lula

DE RECIFE
DE SÃO PAULO

O candidato apoiado pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), cresceu 22 pontos em pouco mais de um mês e empatou com o candidato do ex-presidente Lula na liderança da corrida pela Prefeitura de Recife.

Segundo o Datafolha, o ex-secretário do governo estadual Geraldo Julio (PSB) saltou de 7% para 29% desde a pesquisa de 19 e 20 de julho.

O petista Humberto Costa, que liderava com 35% das intenções de voto, oscilou negativamente para 29%, dentro do limite da margem de erro, que é de três pontos para mais ou para menos.

Mendonça Filho (DEM) caiu de 22% para 9%, figurando agora na quarta colocação. O tucano Daniel Coelho passou de 8% para 12% e aparece em terceiro.

No rádio e na TV, Humberto Costa explorou o apoio de Lula, enquanto Geraldo promoveu intensa campanha ao lado de Campos.

Ex-aliados, PT e PSB romperam no Recife após a crise provocada pelo veto da cúpula nacional petista à tentativa de reeleição do atual prefeito da cidade, João da Costa (PT).

O governador, que também é presidente nacional do PSB, alegou que a disputa interna levou o PT a perder a condição de liderar o processo sucessório.

Com isso, a disputa passou a ser marcada pelo embate entre Lula e Campos, que se distanciaram após a cisão entre as siglas na cidade e em outras capitais, como Belo Horizonte e Fortaleza.

REJEIÇÃO

Segundo a pesquisa, 29% dos eleitores dizem que não votariam em Mendonça (DEM) e em Humberto Costa (PT). Na pesquisa anterior, o democrata tinha 26% de rejeição, e o petista, 24%. Geraldo Julio reduziu sua rejeição, de 16% para 12%.

Quase desconhecido no início da disputa, Geraldo faz parte de uma coligação de 14 partidos, o que lhe garantiu mais de 12 minutos no programa eleitoral.

Faz ainda a campanha mais cara na cidade: arrecadou R$ 1,6 milhão no primeiro mês, mais do que o dobro do candidato do PT, que declarou receita de R$ 600 mil.

Além do carisma de Lula, Humberto Costa aposta na popularidade do vice da sua chapa, o ex-prefeito João Paulo (PT). O partido administra o município há 12 anos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.