Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Paes mantém margem suficiente para reeleição no primeiro turno

Prefeito peemedebista tem 53%; Freixo, porém, sobe e vai a 13%

DO RIO

Uma semana após o início do programa eleitoral, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), manteve a liderança nas intenções de voto na cidade, segundo pesquisa Datafolha divulgada ontem.

A distância para o principal rival, Marcelo Freixo (PSOL), caiu quatro pontos -a reeleição, porém, ainda ocorreria com folga no primeiro turno.

De acordo com a pesquisa, encomendada pela Folha em parceria com a TV Globo, Paes tem 53% das intenções de voto, contra 13% de Freixo.

Em seguida, vêm Rodrigo Maia (DEM), com 5%, e Otávio Leite (PV), com 3%. Os demais candidatos têm 1%.

Com o maior tempo de TV das capitais -mais de 16 dos 30 minutos do horário eleitoral-, Paes melhorou a avaliação de sua administração e reduziu seu índice de rejeição.

Segundo a pesquisa, 25% dos eleitores viram sua propaganda. Na TV, ele explora obras e o apoio de Lula.

Freixo e Maia, os segundos mais assistidos, atingiram 13%. De acordo com o Datafolha, 35% das pessoas declararam terem visto ao menos uma vez a propaganda eleitoral.

Freixo continua como o menos conhecido entre os principais candidatos. Sua taxa de conhecimento, porém, subiu de 50% para 62%.

A alta nas intenções de voto do socialista, que subiu três pontos, ocorreu principalmente entre quem tem de 16 a 24 anos, os que têm renda acima dos dez salários mínimos e as pessoas com ensino superior. Nos dois últimos grupos, há empate técnico com Paes.

A possibilidade de segundo turno, no entanto, depende ainda do crescimento dos demais candidatos. Maia tem com a maior rejeição (31%), seguido por Paes e Aspásia Camargo (PV), ambos com 17%.

O Datafolha entrevistou 944 pessoas entre os dias 28 e 29 de agosto. A pesquisa está registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) com o número RJ-00054/2012.

(ITALO NOGUEIRA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.