Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

No Rio, candidato do PSOL sobe, mas prefeito mantém liderança

DO RIO

O candidato do PSOL a prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo, continua crescendo nas intenções de voto. Mas ainda não ameaça a reeleição já no primeiro turno de Eduardo Paes (PMDB), segundo pesquisa Datafolha.

O peemedebista apresenta 54% das intenções de votos, contra 18% de Freixo -o socialista tinha 13% na última pesquisa, há duas semanas.

Os outros concorrentes estão em empate técnico e oscilaram na margem de erro, de três pontos percentuais.

A pesquisa, encomendada pela Folha em parceria com a TV Globo, simulou pela primeira vez segundo turno entre Paes e Freixo. O prefeito venceria com 63%, contra 28% do deputado do PSOL.

Conhecido por metade dos eleitores no início da campanha, Freixo atingiu 78% de taxa de conhecimento.

Ele manteve como principal eleitorado os grupos mais ricos (renda acima de dez salários mínimos) e mais escolarizados. Mas na pesquisa feita ontem e anteontem, A reeleição de Paes no primeiro turno é beneficiada também pela rejeição de 42% ao candidato Rodrigo Maia (DEM) -que subiu 11 pontos percentuais desde o último levantamento. Maia tem 4% das intenções de voto.

Os eleitores do prefeito declaram ser os mais decididos. Só 23% afirmam que ainda podem mudar o voto. Já 32% dos de Freixo declaram poder mudar de voto, sendo que Paes é a opção mais provável para 42%.

(ITALO NOGUEIRA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.