Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições 2012

Russomanno ameaça ir à Justiça contra texto tucano

Candidato do PRB diz que a cartilha que o compara a Collor é 'tiro no pé'

Serra afirma que não autorizou apostila, ironiza conteúdo e diz que, se fosse o autor, usaria 'números certos'

DE SÃO PAULO

O candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, ameaçou processar a campanha de José Serra (PSDB) por causa da produção de uma cartilha que orienta cabos eleitorais a "desconstruir" sua imagem.

No material, elaborado por um dirigente tucano responsável por treinar os visitadores da campanha de Serra, Russomanno é comparado ao ex-presidente Fernando Collor e apresentado como representante do "projeto de poder" do bispo Edir Macedo, da Igreja Universal.

"Se houver medida jurídica a ser tomada, o corpo jurídico vai cuidar disso", afirmou Russomanno. Ele disse ainda que a iniciativa seria como "tiros no pé" para a campanha de Serra. "Eu não vou baixar o nível da campanha. [...] Não sei se isso está dando resultado, acho que o tiro está sendo no pé."

A coordenação da campanha de Serra nega a autoria da cartilha. O autor do material, Edson Marques, isentou a cúpula serrista de responsabilidade. Ele não dará mais aulas aos visitadores -cabos eleitorais que vão nas casas abordar eleitores.

Serra negou que sua campanha tenha autorizado o material: "Não é nenhuma cartilha distribuída. Foi um rapaz que escreveu aquilo. Não é coisa da campanha, essa não é a nossa linha".

"Não teve [autorização], imagine. Ia botar números errados? Imagina. Se fosse fazer colocava pelo menos os números certos", afirmou, em tom de brincadeira.

A cartilha, que serviu de base para o treinamento de 200 cabos eleitorais, anteontem, no comitê central da campanha de Serra, mistura informações erradas com notícias e ilações sobre Russomanno. Diz que o candidato do PRB declarou R$ 2 bilhões em bens quando, na verdade, ele diz ter R$ 2 milhões.

Informado de que Russomanno estudava acionar o Ministério Público, Serra disparou: "Que ótimo. E ele vai abrir também investigação para tudo o que for dele? O Ministério Público Eleitoral vai ficar sobrecarregado".

O PSDB vem aumentando os ataques a Russomanno. Ontem, no rádio, exibiu vinheta com o trocadilho "Tá ruço, mano!" na qual diz que o candidato é "vazio". A aceitação da inserção será testada antes de ser levada à TV.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.