Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições 2012

Haddad usa homem com catarata para atacar Serra na TV

Petista exibe novo depoimento de caminhoneiro que disse esperar por cirurgia há dois anos e foi contestado

Programa do PT mostra laudo que atesta doença e acusa Serra de tentar "desmoralizar" o paciente José Machado

DE SÃO PAULO

O programa eleitoral do candidato à Prefeitura de São Paulo Fernando Haddad (PT) retomou a história de um homem que disse esperar há dois anos por uma cirurgia de catarata para investir contra o tucano José Serra (PSDB), acusado pelos petistas de tentar "desmoralizar a vítima".

A propaganda voltou a mostrar um depoimento do caminhoneiro José Machado. Ele havia aparecido na TV no dia 24 de agosto afirmando não ter conseguido realizar, via sistema municipal de saúde, a operação que a cura da doença requer.

Dias depois, a Secretaria Municipal de Saúde questionou em nota o testemunho dele, apontando como "notoriamente inverídicos" o tempo de espera e o tratamento relatados pelo paciente -o que suscitou acusações do PT de quebra de sigilo médico.

Na esteira do episódio, Serra falou que Machado não tinha catarata e defendeu a prefeitura.

Anteontem, o jornal "O Estado de S. Paulo" reproduziu um exame que atesta que o caminhoneiro tem catarata. O programa petista de ontem contrapôs o laudo a trechos de entrevistas do tucano e exibiu novo depoimento de Machado, que disse se sentir "com a alma lavada".

"O estrago que [a contestação] causou na minha vida não tem dinheiro nenhum que apague. Se ele [Serra] não tiver coragem de me pedir desculpa, que pelo menos diga ao jornal: 'Foi engano'", afirmou Machado.

O trabalhador concluiu: "Mentira pode fazer parte da cultura deles, não da minha. Não tenho cultura, mas tenho vergonha".

Em seguida, a propaganda mostrou entrevistas de vizinhos de Machado dizendo-se "humilhadas" e "ofendidas" com a postura do tucano. "O que tenho para falar para o Serra é uma coisa só: deixa a gente em paz", disse um deles. "Se a palavra de um pobre para ele não vale nada...", emendou outro.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.