Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasil lidera em pedidos para retirar conteúdo

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em um intervalo de seis meses, de julho a dezembro de 2011, o Google recebeu 461 ordens de tribunais para remover 6.989 itens da internet (como fotos, vídeos, links e perfis) e consentiu integral ou parcialmente em 68% dessas solicitações.

Houve também 546 pedidos informais, feitos por outros governamentais, para tirar 4.925 itens -46% dos quais foram atendidos.

Os dados foram divulgados pela empresa em junho último e estão na 15ª edição do Relatório de Transparência, que o Google trata como uma ferramenta para monitorar a liberdade de expressão.

O Brasil foi o país que liderou as solicitações judiciais e informais: foram 194 casos no total, relativos a 554 itens, dos quais 54% foram parcial ou totalmente atendidos. Em seguida vêm os EUA, com 187 solicitações para retirar 6.192 itens -42% dos pedidos atendidos.

A própria empresa justificou o alto número no Brasil devido à popularidade do site de relacionamentos Orkut e informou ainda que, em dezembro, quatro perfis políticos foram apagados da rede social, a pedido da Justiça, por fazer campanha política antecipada.

(MARINA LANG)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.