Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tucano cresce e assume 2ª posição em Recife

Daniel Coelho agora tem 26% das intenções de voto, de acordo com o Datafolha; líder Geraldo Julio, do PSB, tem 41%

Humberto Costa (PT), que tinha 17% na pesquisa anterior, agora tem 16%; rejeição ao petista chega a 42%

DE RECIFE

O candidato do PSDB à Prefeitura de Recife, Daniel Coelho, voltou a crescer e estaria no segundo turno com Geraldo Julio (PSB), caso a eleição fosse hoje.

É o que aponta a nova pesquisa Datafolha, realizada ontem e anteontem, em parceria com a TV Globo. Segundo o levantamento, Geraldo Julio tem 41% das intenções de voto e o tucano, 26%.

No levantamento anterior, divulgado há seis dias, o socialista tinha 42% e Daniel Coelho, 22%.

O petista Humberto Costa aparece em terceiro, com 16% (tinha 17%), seguido por Mendonça (DEM), que oscilou um ponto para baixo e tem 4%.

Os candidatos Edna Costa (PPL), Jair Pedro (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB) alcançaram 1%. Douglas Sampaio (PRTB) não chegou a 1%. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Segundo o Datafolha, Coelho ganhou votos nesse período principalmente entre os eleitores com idade entre 45 e 59 anos, com ensino médio e renda familiar acima de dez salários mínimos.

O candidato tucano, de 34 anos, faz campanha usando a cor verde de seu ex-partido, o PV, e mantém um discurso de ativista ambiental.

Pelo critério de votos válidos, que exclui brancos, nulos e indecisos e é a forma como a Justiça Eleitoral divulga o resultado oficial, Geraldo Julio tem 45%, e Coelho, 29%.

O Datafolha também simulou duas situações de segundo turno, e, em ambas, Geraldo Julio aparece como vencedor, com mais de 50%.

Contra Humberto Costa, o candidato socialista teria 59% e o petista, 29%. Nessa situação, 53% dos eleitores de Daniel Coelho votariam em Julio e 24% em Costa.

Na segunda simulação, com a disputa envolvendo Geraldo Julio e Daniel Coelho, o socialista venceria com 52%, ante 37% do tucano.

Nesse quadro, 48% dos eleitores declarados do petista no primeiro turno afirmaram que votariam no candidato socialista, e 33% dariam seu voto ao tucano.

O levantamento mostrou ainda que Humberto Costa continua sendo o candidato com maior rejeição entre os eleitores de Recife.

Segundo o Datafolha, o petista é rejeitado por 42% dos eleitores. Na pesquisa anterior, esse índice era de 43%.

Daniel Coelho e Geraldo Julio são os candidatos com menor rejeição. O tucano foi citado por 20% dos entrevistados e o socialista, por 18%.

-

"Já disse e reafirmo: não vou entrar nessa baixaria panfletária de [ACM] Neto"
PELEGRINO, sobre seu rival em Salvador

ECO
O bilhete mensal de Haddad tem 'parente' em João Pessoa: Lucena (PSDB) lançou o Passagem Única -porém, inspirado em outras cidades do mundo, diz

"Tenho respeito e admiração"
ALCIDES BERNAL (PP), líder em campo grande sobre Russomanno, colega como ex-apresentador de TV

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.