Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Jornal lança edição com 1 milhão de exemplares e destaca candidato

Distribuído gratuitamente, 'Metrô News' ressalta 1º lugar de Russomanno em pesquisa

FABIO LEITE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Distribuído gratuitamente em estações do metrô de SP, o jornal "Metrô News" fez ontem uma edição especial com 1 milhão de exemplares repetindo com destaque na primeira página o resultado de uma pesquisa favorável ao candidato do PRB a prefeito, Celso Russomanno.

A tiragem normal da publicação, que circula de segunda a sexta-feira, é de 150 mil exemplares.

"Russomanno tem 34% dos votos válidos e bate todos no 2º turno", dizia a manchete de ontem, a três dias da eleição. Os dados são da pesquisa Ibope divulgada na terça-feira à noite pela TV Globo e pelo site do jornal "O Estado de S. Paulo". Na edição de quarta, o "Metrô News" já havia destacado a mesma pesquisa Ibope com o título: "Haddad volta ao 3º lugar; mensalão retira eleitores".

Na reportagem, o jornal informou que Russomanno seguia líder na corrida à prefeitura e que o petista Fernando Haddad havia sido ultrapassado pelo tucano José Serra, segundo colocado. A reportagem omitiu que o candidato do PRB havia caído sete pontos no levantamento.

Já o texto publicado ontem destacou ainda que Russomanno tem o menor índice de rejeição entre os principais candidatos e que ele tem o maior potencial de voto entre os eleitores indecisos.

O "Metrô News" foi fundado em 1974 por Paschoal Thomeu, ex-prefeito de Guarulhos, cidade-sede do jornal. Ele morreu em agosto de 2006, quando exercia mandato de deputado estadual pelo PTB, partido do vice de Russomanno, Flávio D'Urso.

Thomeu era amigo do deputado Campos Machado, presidente do PTB e coordenador político da candidatura de Russomanno. O jornal é comandado pela filha Andréa Santos Thomeu.

'COINCIDÊNCIA'

O diretor-geral da publicação, Orlando Reinas Júnior, negou qualquer relação política com a campanha de Russomanno. "É uma megatiragem que a gente faz praticamente uma vez por mês e calhou de ser nessa aqui. Mas não tem nada a ver uma coisa com outra", disse. "Foi uma grande coincidência."

Ele afirmou que o fato de o jornal ter repetido informações do Ibope "deve ter sido uma falha" e que hoje é uma "equipe executiva" que administra o jornal.

A assessoria de Campos Machado informou que ele desconhece o fato.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.