Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Russomanno cai nas duas simulações de 2º turno

Ele vence Serra, mas empata com Haddad

Na simulação de segundo turno entre os dois candidatos numericamente mais bem posicionados em São Paulo, Celso Russomanno (PRB) vence José Serra (PSDB) por 44% a 37% dos votos totais. Russomanno sempre bateu Serra em segundo turno, mas nunca por tão pouco.

Outra novidade é o desempenho de Fernando Haddad (PT), que pela primeira vez aparece numericamente à frente de Russomanno. Ele alcança 40% ante 39% do rival.

Contra Serra, Haddad também vence: 45% a 39%. Esse resultado, porém, já ocorria em pesquisas anteriores.

Encomendado pela Folha em parceria com a TV Globo, o Datafolha ouviu 4.028 eleitores ontem e anteontem. A margem de erro é de 2 pontos, e o nível de confiança, de 95% (em 100 pesquisas como esta, os resultados estariam dentro da margem de erro em 95).

O instituto também investigou a rejeição aos candidatos. Serra segue líder, rejeitado por 42% dos paulistanos.

"É parte do processo democrático o eleitor levar em conta os resultados das últimas pesquisas para decidir. Em disputas tão equilibradas, o voto útil pode ser um dos detalhes que definirá finalistas", diz o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino.

Ele destaca ainda a queda de Russomanno na pesquisa espontânea (25% para 17% em 17 dias). "Isso é raro. Pode indicar continuidade dessa tendência no domingo."

Na véspera do pleito, 44% dos eleitores de Russomanno desconheciam seu número.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.