Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Lula votará ao lado de Marinho, favorito em São Bernardo

Na última pesquisa, Marinho tinha 55,4% contra 27,8% do segundo colocado, deputado Alex Manente (PPS)

Cidade de 770 mil habitantes é estratégica para o PT preservar 'cinturão vermelho' nas franjas da Grande SP

DE SÃO PAULO

Uma comitiva liderada pelo prefeito Luiz Marinho (PT) vai buscar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em casa, hoje de manhã. Lula vai votar no amigo Marinho, candidato à reeleição em São Bernardo do Campo (Grande ABC, em São Paulo).

O ato reforça a proximidade entre o ex-presidente e o prefeito, que, se reeleito, como preveem as pesquisas, ganha força para disputar o governo de São Paulo em 2014.

Apoiado por 17 partidos, do DEM ao PC do B, e com uma campanha que tomou as ruas da cidade, Marinho tem como principal adversário o deputado estadual Alex Manente (PPS), aliado ao PSDB. Ademir Silveira (PSC), Aldo Santos (PSOL) e Ligia Gomes (PSTU) também disputam.

Na pesquisa do jornal "Diário do Grande ABC" de ontem, Marinho tinha 55,4% e Manente chegava a 27,8%, o que daria ao petista a vitória já no primeiro turno.

Nem mesmo os principais nomes da campanha de Manente acreditam em uma virada no berço petista.

A presença constante de Lula ao lado de Marinho nos últimos meses aumentou as especulações de que ele é o candidato do principal líder do PT ao governo paulista.

A desproporção no pleito aparece também na arrecadação. O prefeito chegou a R$ 2,394 milhões e Manente, a bem menos, R$ 221,9 mil.

O otimismo com a reeleição é tamanho que o PT deixou pronto um barracão no centro da cidade para comemorar uma vitória hoje no domicílio eleitoral de Lula.

Manente, numa tentativa de manter o otimismo, diz que o "sentimento nas ruas" não confirma a tendência apontada pela pesquisa. "O eleitor está silencioso porque se sente intimidado pela máquina da prefeitura e do governo federal, reforçada pela atuação de Lula", disse.

Nem mesmo Manente diz acreditar que o pleito vá ao segundo turno, porque ou ele ou Marinho devem levar a eleição hoje mesmo, já que os outros candidatos são considerados "nanicos".

A principal cidade do Grande ABC, com 770 mil habitantes, é estratégica para o PT preservar o "cinturão vermelho" governado pelo partido nas franjas da Grande SP.

O confiante Marinho, que faz eco à retórica do ex-presidente de que o mensalão "não existiu", ainda fez campanha para petistas de outras cidades e durante a campanha atacou José Serra (PSDB).

(JOSÉ ERNESTO CREDENDIO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.