Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ex-petista deve ser reeleito em Porto Alegre no primeiro turno

Fortunati (PDT) atacou administrações do PT na capital gaúcha

FELIPE BÄCHTOLD
DE PORTO ALEGRE

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), deve ser reeleito hoje no primeiro turno. Segundo o Datafolha, ele tem 61% dos votos válidos. Sua principal adversária, Manuela D'Ávila (PC do B), aparece com 23%.

O terceiro lugar no levantamento é de Adão Villaverde (PT), com 10%. Roberto Robaina, do PSOL, obteve 3%, e Wambert di Lorenzo (PSDB) ficou com 2%.

A margem de erro da pesquisa, feita em parceria com o grupo RBS, é de dois pontos percentuais. Foram ouvidos 1.748 eleitores ontem e anteontem.

Fortunati manteve o mesmo percentual de votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos) do levantamento anterior, na terça e na quarta-feira. Manuela oscilou um ponto para baixo.

Na simulação de segundo turno, o prefeito vence a adversária por 61% a 28%.

A candidata do PC do B (28%) e Villaverde (25%) são os dois mais rejeitados pelos eleitores. Fortunati tem 12%.

CAMPANHA

Ex-sindicalista, Fortunati, 56, construiu sua carreira no PT, pelo qual foi deputado estadual e federal, mas mudou para o PDT em 2001.

Na campanha, criticou o legado de quatro administrações petistas na cidade, das quais participou. Disse que o PT deixou o município "no vermelho" e "no SPC".

Eleito vice de José Fogaça (PMDB) quatro anos atrás, tornou-se prefeito em 2010, quando o titular renunciou para concorrer ao governo.

Manuela, 31, tem os jovens como base de apoio e entrou na política por meio do movimento estudantil.

Nos materiais de propaganda, escondeu menções a seu partido e disse em um debate que havia "terrorismo" contra sua candidatura.

Nos três meses de campanha, Fortunati, Manuela e Villaverde disputaram o capital político da presidente Dilma Rousseff.

Porto Alegre é a cidade onde Dilma começou sua vida pública e onde ela vota.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.