Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Petista sobe, e BH pode ter segundo turno

Diferença entre Patrus Ananias e o atual prefeito, Marcio Lacerda (PSB), cai de 14 para 7 pontos, segundo Datafolha

Disputa na capital mineira marca embate entre a presidente Dilma Rousseff e o ex-governador Aécio Neves

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE
LEANDRO COLON
ENVIADO ESPECIAL A BELO HORIZONTE

Marcio Lacerda (PSB), 66, e Patrus Ananias (PT), 60, chegam hoje para a disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte com o cenário indefinido sobre a possibilidade de haver ou não segundo turno.

Pesquisa Datafolha feita anteontem e ontem, em parceria com a TV Globo, aponta o prefeito Lacerda, que tenta a reeleição, com 50% dos votos válidos, contra 43% de Patrus, ex-ministro do Desenvolvimento Social, pasta responsável pelo Bolsa Família.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Dessa forma, Lacerda pode ter entre 48% e 52% dos votos válidos, o que deixa o cenário incerto sobre uma possível reeleição hoje.

A pesquisa do Datafolha ouviu 1.726 eleitores.

O cálculo de votos válidos exclui os brancos, nulos e os eleitores indecisos. Para ser eleito no primeiro turno, o candidato precisa de 50% dos válidos mais um voto.

A diferença entre os dois caiu de 14 para 7 pontos em relação ao último levantamento do Datafolha, realizado na última terça e quarta-feira. Lacerda tinha 54% e Patrus, 40% dos votos válidos.

O Datafolha também pesquisou um cenário de segundo turno. Lacerda aparece com 48%, contra 42% de Patrus. O prefeito manteve o mesmo percentual da pesquisa anterior, enquanto o candidato do PT tinha 39%.

Em relação à rejeição por parte dos eleitores, Lacerda tem 22% e o petista, 20%.

AÉCIO X DILMA

Já a pesquisa Ibope divulgada ontem apontava vitória de Lacerda no primeiro turno com 55% dos votos válidos contra 40% de Patrus.

A eleição de BH ficou marcada pela polarização nacional entre a presidente petista Dilma Rousseff e o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Potenciais adversários na disputa presidencial de 2014, ambos trocaram farpas na reta final desta campanha.

A reeleição de Lacerda hoje será uma vitória de Aécio sobre Dilma. O tucano é o principal fiador da candidatura do prefeito.

Agora, se Patrus for ao segundo turno, Dilma tentará mostrar que o resultado terá sido consequência de sua interferência pessoal. Diante de um crescimento de Patrus nas pesquisas, a presidente esteve em Belo Horizonte na última quarta-feira em comício.

Se Lacerda vencer hoje no primeiro turno, o PT ficará de fora pela primeira vez da prefeitura desde 1992.

A era PT em Belo Horizonte teve início com Patrus. Em 1992, ele foi eleito prefeito.

O PT continua na gestão Lacerda, porque o vice é o petista Roberto Carvalho. A aliança com Lacerda construída na eleição de 2008 foi rompida em 30 de junho.

Os petistas decidiram lançar candidato próprio. Desde a primeira gestão com Patrus, o PT nunca deixou a prefeitura. Esteve nas duas gestões de Célio de Castro (eleito pelo PSB, filiou-se ao PT). Depois veio o prefeito petista Fernando Pimentel, atualmente ministro de Dilma.

Em 2008, Pimentel e Aécio articularam a aliança PT-PSDB-PSB em torno do neófito Lacerda, acordo criticado à época por Patrus.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.