Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Estreante, PSD tem melhor resultado nos Estados que governa

Partido elegeu mais prefeitos nas unidades em que governadores ou vices são da sigla

PAULO GAMA
DE SÃO PAULO
FABIO LEITE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quarto partido no número de prefeituras conquistadas nesta eleição, o estreante PSD teve seu melhor desempenho nos Estados em que controla a máquina pública. Nas cinco unidades em que proporcionalmente mais elegeu prefeitos, o partido ocupa o posto de governador ou de vice.

No Amazonas, o PSD conquistou 24 das 62 prefeituras, 39% do total. O Estado é administrado por Omar Aziz, que no ano passado deixou o PMN para ingressar no PSD.

Na Bahia, 17% das cidades serão geridas pelo PSD. Em termos absolutos, é o Estado que mais terá prefeituras da sigla: 70. Otto Alencar, vice-governador pelo PSD, reconhece: "A aliança com o governador foi muito importante para estruturar o partido."

Ele afirma que o resultado se deve também ao "grupo forte" da sigla no Estado. "São 12 deputados estaduais e seis federais que seguem a minha liderança", afirma.

Em Santa Catarina, também governada pelo partido, o PSD venceu em 18% das cidades e disputa a capital.

Em número de prefeituras, o partido só ficou atrás de PMDB, PT e PSDB. Fundado em 2011 pelo prefeito paulistano, Gilberto Kassab, o PSD tornou-se a quarta maior bancada da Câmara. À época, conseguiu filiar cerca de 550 prefeitos, segundo suas próprias contas. A partir de 2013, governará ao menos 494 cidades e disputa o segundo turno em mais cinco.

O secretário-geral da sigla, Saulo Queiroz, relativiza a redução. "O importante é que mantivemos o número de prefeitos em cerca de 500."

Entre as prefeituras perdidas está a da maior cidade do Brasil, São Paulo, onde o PSD abriu mão da cabeça de chapa para apoiar José Serra, padrinho político de Kassab. Segundo Queiroz, "não havia a expectativa de eleger prefeitos em cidades grandes".

"Fizemos e cumprimos pactos de apoiar capitais quem nos apoiou na formação do partido", afirmou.

Kassab classificou o resultado como "extraordinário". "Fizemos a quinta bancada de vereadores do país. Se considerar as grandes cidades em que fazemos parte da coligação, o resultado foi extraordinário", afirmou. Para Queiroz, o "fundamental" é que o PSD conseguiu se distribuir por todo o país.

Colaborou DANIELA LIMA, de São Paulo

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.