Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Judiciário

PF prende suspeito de ordenar furto de processos da Justiça Federal de SP

DE SÃO PAULO - A Polícia Federal prendeu ontem o suspeito de mandar furtar pastas de processos da Justiça Federal de São Paulo. Daniel Sérgio Bernardino foi encontrado em Natal (RN) e aguarda possível transferência para São Paulo.

A prisão foi determinada pelo juiz Ali Mazloum, da 7ª Vara Criminal. O furto dos processos ocorreu nessa vara.

Segundo reportagem do "Fantástico", da TV Globo, o suspeito convenceu, em setembro, funcionários da limpeza do prédio da Justiça Federal a participar dos furtos.

Para cada processo furtado, Bernardino teria prometido pagar R$ 1.000, de acordo com a reportagem. Ele abordava os funcionários nas imediações da sede da Justiça Federal.

Segundo uma faxineira entrevistada pelo programa, Bernardino queria que fossem furtados processos que "tinham valor de dinheiro" e envolvessem "políticos e empresas".

Dois processos foram furtados, sendo um em segredo de Justiça. O outro foi encontrado em uma lata de lixo.

Mazloum afirmou, na reportagem, não descartar a hipótese de que "arapongas" estejam atrás da ação de Bernardino.

O juiz é conhecido por ter condenado a três anos e 11 meses de prisão o deputado federal Protógenes Queiroz (PC do B-SP), acusado de vazar informações e de fraude processual enquanto chefiava a Operação Satiagraha.

A Justiça Federal de São Paulo não se manifestou. Os advogados de Bernardino não foram localizados pela Folha.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.