Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições 2012

Haddad aumenta vantagem sobre Serra

Petista aparece com 49% das intenções de voto em pesquisa Ibope, ante 33% do tucano, que caiu quatro pontos

No levantamento anterior, diferença era de 11 pontos; eleitores que se declaram indecisos são 5%

DE SÃO PAULO

A diferença entre Fernando Haddad (PT) e José Serra (PSDB) na corrida pela Prefeitura de São Paulo aumentou de 11 para 16 pontos percentuais, segundo pesquisa Ibope divulgada ontem.

O candidato do PT tem 49% das intenções de voto, contra 33% do tucano. O levantamento foi feito entre os dias 15 e 17 e tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na pesquisa anterior, realizada entre os dias 9 e 11, Haddad tinha 48% das intenções de voto, contra 37% de Serra. A queda do tucano, de quatro pontos, foi superior à margem de erro.

Encomendado pela TV Globo, o levantamento aponta que 13% dos eleitores votariam em branco ou anulariam o voto -eram 9% na pesquisa anterior. O percentual de indecisos é de 5%.

Excluindo votos em branco, nulos e eleitores que se declararam indecisos, Haddad alcançou 60% dos votos válidos, ante 40% de Serra. No levantamento anterior, o petista vencia por 56% a 44%.

A pesquisa é a primeira realizada após o reinício da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, marcada por ataques entre os candidatos.

Nos primeiros programas, Serra usou contra Haddad a condenação de petistas no julgamento do mensalão e problemas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e na gestão do adversário no Ministério da Educação.

O ex-ministro da Educação atacou a gestão de Serra e do prefeito Gilberto Kassab (PSD) na área da saúde e lembrou da renúncia do tucano em 2006, quando ele deixou a prefeitura para disputar o governo estadual paulista.

A pesquisa do Ibope ouviu 1.204 pessoas e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo sob o número SP-01864/2012.

A eleição será no dia 28. No primeiro turno, no último dia 7, Serra teve 30,75% dos votos válidos, contra 28,98% de Haddad. Desde então, o petista liderou todas as pesquisas sobre o segundo turno.

O primeiro levantamento divulgado pelo Datafolha, na semana passada, mostrou Fernando Haddad com 47% das intenções de voto, contra 37% do candidato tucano.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.