Índice geral Poder
Poder
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Morre criança índia do grupo deixado no AM após a eleição

É a terceira morte em menos de uma semana

FELIPE LUCHETE
DE SÃO PAULO

Uma criança indígena da etnia maiuruna morreu na terça-feira com diarreia na viagem de volta a sua aldeia na região de Atalaia do Norte, no sudoeste do Amazonas.

É a terceira morte registrada em menos de uma semana no grupo indígena que recebeu combustível de candidatos para viajar de barco e votar na cidade no primeiro turno. Os índios, porém, não tinham recursos para voltar.

Ao menos mil índios passaram a viver acampados de forma improvisada em Atalaia do Norte. Hoje existem cerca de cem, segundo a Funai (Fundação Nacional do Índio), que acompanha a situação deles. Equipes de saúde detectaram um surto de diarreia no grupo. Alguns índios acabaram no hospital.

No entanto, a criança que morreu nesta terça-feira voltou de canoa antes de apresentar os sintomas da enfermidade, segundo o Distrito Sanitário Especial Indígena no Vale do Javari, órgão ligado ao Ministério da Saúde. O trajeto de barco até as aldeias demora até dez dias.

O distrito não soube dizer a idade da criança. O coordenador do órgão, Heródoto Jean, disse que eles ficaram em Atalaia do Norte em más condições de higiene. Uma quarta criança indígena, moradora da cidade, morreu neste mês com o mesmo quadro.

Dar ou oferecer dinheiro ou vantagem para obter voto é crime. A Funai diz que a Polícia Federal e o Ministério Público investigam quem são os candidatos envolvidos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.