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Campanha de tucano agora tem "guru" dos EUA
BRENO COSTA
CATIA SEABRA
DE SÃO PAULO
Duas semanas atrás, um
cientista político americano, de ascendência indiana, usando turbante, se reuniu com membros da campanha de José Serra (PSDB)
na área de internet.
Ravi Singh, que se autodenomina um "guru", é dono da empresa Election
Mall Technologies, sediada
em Washington, e oferece
consultoria de internet para
campanhas. Por US$ 4.000,
por exemplo, é possível
comprar o pacote "Last 30
days", para turbinar campanhas em sua reta final.
A última ação bem sucedida de Singh foi na campanha vitoriosa de Juan Manuel Santos à Presidência
da Colômbia, sempre com
ação restrita à internet.
A chegada de Singh à
campanha de Serra, no entanto, ainda é nebulosa. A
Folha ouviu dirigentes tucanos e integrantes da equipe da internet, inclusive a
coordenadora da área, Soninha Francine, e ninguém
diz saber quem é o responsável pela aquisição.
O fato é que foi criado, na
prática, um segundo polo
de comunicação na campanha. O grupo do jornalista
Luiz Gonzalez, que também
desaprova o guru, permanece como definidor das linhas gerais do marketing
da campanha, especialmente em relação aos programas de TV.
Dois integrantes da equipe da internet ouvidos pela
Folha dizem que "odiaram" a mudança no site oficial de Serra, que desde segunda-feira resume-se a
um mural com opiniões de
eleitores sobre o tucano.
Uma das mudanças mais
polêmicas foi o surgimento
da frase "É a hora da virada", que estampa a página
principal do site desde segunda-feira. Segundo Soninha, não se trata de um slogan, e o "Brasil pode mais"
permanecerá.
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