São Paulo, segunda-feira, 01 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleitores preferem viajar só depois de votar

Abstenção é de 21,5%; o maior fluxo de carros para o litoral de SP ocorreu após as 11h

MARIO CESAR CARVALHO
ENVIADO ESPECIAL À BAIXADA SANTISTA

Dava para ver logo de manhã no Canto da Praia, em Santos, que a previsão dos políticos de que haveria uma abstenção recorde por causa do feriado prolongado tinha naufragado. Havia vazios quilométricos na areia. Os barraqueiros reclamavam: "Isso aqui tá pior do que feriado prolongado com chuva", dizia Amarildo Pereira Muniz, 46, 20 anos de praia.
Dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostram que o Canto da Praia não foi uma exceção. O índice de abstenção foi de 21,5%, não muito diferente do que ocorreu nas disputas presidenciais de 2002 e 2006 (20,5% e 19%, respectivamente).
A fuga para o litoral até aconteceu -mas só depois da votação. Números da Ecovias, que administra a Anchieta/Imigrantes, principal via de acesso ao litoral, apontam que o eleitor só foi para a praia depois de votar.
No sábado, passaram 31.300 veículos pelo pedágio das 8h às 17h. Ontem, foram 49.300, com congestionamento entre as 11h e as 14h.
Levantamento nada científico feito pela reportagem em quatro praias mostra que José Serra perdeu mais votos do que Dilma Rousseff entre os que deram as costas para as urnas. De 30 eleitores que não votaram, 21 eram serristas e nove, petistas.
Todos os serristas tinham um argumento similar para justificar a fuga, uma espécie de síndrome de já perdeu. "Vim para a praia porque o Serra já perdeu", dizia advogada Mayara Zanini, 23.
O grupo de Mayara contabiliza cinco votos perdidos pelo tucano. Na família da dona de casa Mila Myrtha Zinni, 69, eram seis.
Mila acha que marcaram a eleição na véspera de um feriado de propósito: "Foi um truque para o Serra perder".


Texto Anterior: Eleitorado se divide onde Marina venceu no 1º turno
Próximo Texto: Toda Mídia - Nelson de Sá: Mulher
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.