São Paulo, quinta-feira, 02 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coligação de Serra pede ao TSE cassação do registro de Dilma

GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

BRENO COSTA
DE SÃO PAULO

PSDB, DEM e PPS ingressaram ontem com representação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra Dilma Rousseff, por abuso de poder político e uso da estrutura do Estado para fins eleitorais no caso da violação dos sigilos.
A oposição pede que o tribunal investigue a candidata, membros de sua campanha, além do corregedor da Receita Federal, Antônio Carlos Costa D'Ávila, e do secretário da instituição, Otacílio Cartaxo. O partido pede a inelegibilidade de Dilma.
"Todos os fatos parecem indicar a montagem de um dossiê para denunciar pessoas ligadas ao governo do PSDB", disse o advogado do partido, Eduardo Alckmin.
Presidente do PSDB, o senador Sérgio Guerra (PE) defendeu o afastamento de Otacílio Cartaxo da secretaria.
"Ele não tem mais estrutura nem isenção para se manter", afirmou o senador, em São Paulo.
O senador também insinuou envolvimento de Fernando Pimentel, candidato ao Senado pelo PT-MG e que atua na coordenação da campanha de Dilma.
O senador chamou de "desculpa vagabunda" e "conversa de bandido" o argumento usado por Dilma de que o PSDB tem "histórico expressivo de vazamentos".

MANTEGA NÃO VAI À CCJ
Também ontem, o governo derrubou a convocação do ministro Guido Mantega (Fazenda) na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado para explicar as quebras de sigilo fiscal.
A operação foi orquestrada por líderes governistas para blindar o ministro, depois da confirmação da violação do IR de Veronica Serra.
"É de interesse do governo que isso seja esclarecido", disse o líder do governo Romero Jucá (PMDB-RR).
Autor do pedido de convocação, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) afirma que a campanha da candidata Dilma Rousseff (PT) violou os sigilos com interesse eleitoral.


Colaborou LUCAS FERRAZ , de Brasília


Texto Anterior: "É isso que fazem as ditaduras", afirma Monica Serra
Próximo Texto: Não há uso político da Receita, diz Lula
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.