São Paulo, sábado, 02 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Previsão de chuva amanhã não deve ampliar abstenção eleitoral

Clima nunca influencia em resultado eleitoral, afirma geógrafo

CLAUDIO ANGELO
DE BRASÍLIA

Em grande parte do país, o domingo será de chuva. A informação é do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que no entanto não prevê que a meteorologia vá causar maiores transtornos para o eleitor.
O tempo dificilmente mudará o rumo da eleição de amanhã. Apesar de a chuva em tese poder facilitar abstenções, especialmente da população mais pobre, a previsão é de sol e calor para a região o Nordeste, principal reduto eleitoral da candidata petista, Dilma Rousseff.
O tempo firme que o Inpe prevê para a região tende a ter o efeito inverso: as pessoas não só comparecerão às urnas como também o farão mais cedo, para poderem ir à praia depois.
"Clima e tempo nunca determinaram evasão dos votantes no Brasil", afirma o geógrafo Francisco Mendonça, da Universidade Federal do Paraná, estudioso da influência do clima no comportamento humano.
Isso se deve principalmente ao fato de que a eleição brasileira acontece em outubro, no começo da primavera. É um período de transição entre estações e de instabilidade, mas sem ocorrência de borrascas, como as do verão.
"Raramente você tem um dia inteiro de tempestade", afirma Mendonça. O que ocorre são pancadas de chuva e calor intenso. Este reduz a mobilidade principalmente de crianças e idosos -justamente a parcela da população que não vota.
A relação entre chuva e eleições parece prosaica. Mas em países onde o voto é facultativo, como nos EUA, o tempo pode fazer diferença.
Um estudo americano de 2007 intitulado "Os Republicanos Deveriam Rezar para Chover" compilou dados de comparecimento eleitoral de 1948 a 2000.
Seus autores descobriram que a proporção de votos no Partido Republicano cresce 2,5% a cada 25 mm de chuva. É que o mau tempo desmobiliza uma das fatias mais tradicionais do eleitorado do Partido Democrata -idosos.

FRIO, SOL, CHUVA
O dia da eleição no Brasil terá sol no Sul e no Nordeste e pancadas de chuva no resto do país. Uma frente fria sem muita umidade está avançando pelo Sul, trazendo tempo firme e frio. Porto Alegre amanhece com 8ºC. Em Curitiba, a temperatura não passa dos 16ºC.


Texto Anterior: Petista perde voto entre eleitores evangélicos, segundo o Ibope
Próximo Texto: Caso Erenice: Servidor da Anac se nega a falar à PF sobre acusações
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.