São Paulo, quinta-feira, 02 de dezembro de 2010

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Cerimônia do adeus

Ao final de um mês de dezembro no qual Lula comandará, em média, duas inaugurações por semana, além de "iniciar" Dilma Rousseff na visita natalina aos catadores de lixo em São Paulo, o presidente fará no dia 29, em Caetés, o último evento governamental antes de passar a faixa à sucessora.
Em sua cidade natal, Lula será homenageado e cortará a fita de uma nova agência do INSS. Em seguida, visitará regiões de Pernambuco castigadas pela chuva neste ano. O programa terminará à noite em Recife, onde o governador Eduardo Campos (PSB) promoverá um grande ato de despedida.



Cruz credo Ontem pela manhã, lembrando que se tratava de 1º de dezembro, o ministro Franklin Martins (Comunicação Social) brincou: "Presidente, hoje começa a contagem regressiva...". E Lula: "Nem me fale nisso!".

Não fui eu Em privado, Dilma usou o termo "incompreensível" para classificar a atitude de Sérgio Cabral, que anunciou no Rio de Janeiro e sem conversa prévia com Michel Temer o nome de seu secretário Sérgio Côrtes para ocupar o Ministério da Saúde. De acordo com a presidente eleita, ela havia pedido explicitamente ao governador que "costurasse" antes a indicação com seu partido.

Too much Segundo quem conhece bem Temer, o vice eleito começa a se dar conta de que dificilmente realizará todos os seus três desejos da transição: instalar Moreira Franco nas Cidades, promover o gaúcho Mendes Ribeiro a ministro, abrindo vaga na Câmara para Eliseu Padilha, e indicar Geddel Vieira Lima para uma estatal.

Caveirão De um aliado, sobre a insatisfação de Temer e Moreira diante da desenvoltura do governador do Rio nas nomeações: "Não dá para combater o Cabral no auge da popularidade. Agora que ele virou o Capitão Nascimento, aguenta".

Curinga Na Assembleia Legislativa paulista e no QG da transição, são apontados dois destinos possíveis para o ex-secretário da Segurança Pública Saulo de Abreu Filho: Transportes ou a nova supersecretaria de Governo e Gestão Pública.

Veja bem Ainda que apoie a escolha de José Agripino para presidir o DEM, num desenho concebido para encurtar em alguma medida o mandato prorrogado de Rodrigo Maia, Gilberto Kassab avisou a seus aliados no partido -o senador incluído- que essa inflexão não o faria abandonar automaticamente os planos de migrar logo mais para o PMDB.

Marcado Será as 10h do dia 17 a diplomação, no TRE, dos 172 eleitos em São Paulo -94 deputados estaduais, 70 federais, 2 senadores, 4 suplentes, governador e vice. A solenidade, na qual Geraldo Alckmin disputará os holofotes com o palhaço Tiririca (PR), acontecerá no plenário da Assembleia Legislativa.

Outro lado O superintendente da Receita em SP, José Guilherme Antunes Vasconcelos, diz que não há ineditismo na substituição simultânea de cinco delegados do órgão no Estado, tal como ocorrida num mesmo dia da semana passada. Afirma ainda que o processo seletivo imediato, pelo qual serão realizadas as substituições, é pautado por critérios essencialmente objetivos.

Visita à Folha Antonio Anastasia (PSDB), governador reeleito de Minas Gerais, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava com Hugo Teixeira, chefe da assessoria de imprensa.

com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteiro

"A formação do ministério mostra que Dilma não fará o terceiro governo Lula, mas quase uma prorrogação de seu segundo mandato."

DO DEPUTADO MENDES THAME, presidente do PSDB-SP, sobre o protagonismo do presidente na escolha dos integrantes do primeiro escalão de sua sucessora.

contraponto

#transiçãofeelings

Pouco depois de Yeda Crusius postar no Twitter comentário sobre um novo aeroporto no Rio Grande do Sul, Beto Albuquerque (PSB), futuro secretário da Infraestrutura de Tarso Genro (PT) rebateu:
-A um mês de acabar meu governo, eu não estaria anunciando decisões, mas sim fazendo as malas.
A tucana rebateu sem demora:
-Ô, Beto, não te mete no meu governo, que eu não vou me meter no teu.
O deputado não se deu por vencido:
-No meu Twitter sou eu que escrevo e de forma livre dou opinião. Se serviu o chapéu, pode usá-lo!


Próximo Texto: Dilma escolhe Patriota para chefiar o Itamaraty
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.