São Paulo, segunda-feira, 03 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

POSSE UNIVERSAL
O bispo Edir Macedo, dono da TV Record, circulou pelo Planalto na posse de Dilma. Conduzido pelo presidente da emissora, Alexandre Raposo, conversou com o governador baiano, Jaques Wagner, na chegada, e foi o último a cumprimentar a presidente na fila das "autoridades internacionais" -pouco depois de Hillary Clinton, secretária de Estado dos EUA, e de Hugo Chávez, presidente da Venezuela.

CHÁVEZ 1 X 0 HILLARY
E Chávez foi aplaudido pelos convidados que assistiam à posse de Dilma Rousseff no Palácio do Planalto.

 

Os gritos e palmas aconteceram quando ele apareceu cumprimentando a nova presidente. Na vez de Hillary Clinton, segundos antes, houve silêncio.

OLHAR FEMININO
Evanise Santos, mulher de José Dirceu, fazia vigilância cerrada sobre o marido "pra ele não falar com os jornalistas!". O ex-ministro dizia não querer conversar com a mídia, porque fala "bobagem" e leva bronca da companheira.

OLHAR FEMININO 2
A palavra final que impediu José Alencar de deixar o hospital Sírio-Libanês, em SP, para ir à posse de Dilma, em Brasília, foi de sua mulher, Mariza. O filho, Josué, achava que dava. Os médicos desaconselhavam.

OLHAR FEMININO 3
Cid Gomes foi à posse com a mulher, Maria Célia, desmentindo boatos de que estavam separados.

OLHAR FEMININO 4
"Olha lá, hein, Marisa! Eu sou o Papai Noel dos gays!", repete o ex-presidente Lula à mulher, Marisa Letícia, desde que ganhou o título do movimento LGBT.

VISTO
Após descer a rampa pela última vez ao lado de Lula, o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim disse ter um convite para ir para a Universidade Harvard.

CHORA, GENOINO
O deputado José Genoino (PT-SP) assistiu ao discurso de Dilma no Planalto diante do telão embaixo da rampa. Em alguns momentos, levou as mãos aos olhos. "Chorei diversas vezes", disse.

SOM DO SILÊNCIO
O advogado Gilberto Vasconcelos, que militou na VAR-Palmares e foi preso com Dilma nos anos 70, diz que a presidente ficou sem voz ao encontrar os companheiros na posse. Dilma recebeu o grupo, que incluía também 11 mulheres que dividiram cela com ela no presídio Tiradentes, durante o coquetel no Itamaraty. "Eu dei um abraço bem forte e comecei a chorar. Ela tentava falar, mas a voz não saía."

SALGADINHO
Durante a festa no Itamaraty, o ministro Guido Mantega conseguiu fazer uma pausa para comer uma coxinha. "Vocês estão de prova que essa foi a única coisa que eu comi hoje", disse.

SOU SEU FÃ
Posicionado ao lado de Marta Suplicy (PT) durante a posse no Planalto, o senador e ex-presidente Fernando Collor foi abordado por fãs que pediam para tirar fotos.

PAPAGAIO DE PIRATA
Ricardo Stuckert, fotógrafo oficial dos oito anos de mandato do ex- presidente Lula, aparece segurando sua câmera nos momentos mais importantes da cerimônia de posse de Dilma

com DIÓGENES CAMPANHA, de Brasília LÍGIA MESQUITA



Texto Anterior: Saúde: Médicos avaliam hoje se Alencar voltará a fazer quimioterapia
Próximo Texto: Entrevista Gilberto Carvalho: Oposição não deve se agitar; temos um Pelé no banco de reservas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.