São Paulo, quarta-feira, 03 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Governo atua para enterrar CPI dos Transportes

Senador do PDT retirou apoio à criação de comissão para apurar corrupção na pasta

DE BRASÍLIA

O governo agiu para enterrar a CPI dos Transportes e conseguiu, na noite de ontem, fazer com que um senador desistisse de dar apoio à Comissão Parlamentar de Inquérito no Senado.
DEM e PSDB haviam obtido as 27 assinaturas necessárias para que a comissão fosse instalada, mas por pressão do governo o senador João Durval (PDT-BA) recuou e retirou o seu apoio.
Dez senadores de partidos aliados do governo Dilma Rousseff assinaram o pedido mesmo após sucessivas manobras do Planalto para impedir a criação da comissão.
Entre os governistas, quatro senadores do PMDB, três do PDT, dois do PP e um do PMN apoiaram a instalação da comissão -além dos 16 integrantes de PSDB, DEM e PSOL. A senadora Kátia Abreu, que deixará o DEM para aderir ao PSD, também assinou o pedido.
Como a oposição conseguiu apenas o número mínimo de assinaturas, o recuo de Durval pode impedir a criação da CPI.
A oposição promete manter a ofensiva em busca de mais uma assinatura. "Há um espaço de indignação na base governista diante desse mar de lama na Esplanada", disse o líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR).
O líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), admitiu que vai procurar os governistas para tentar derrubar a comissão fazendo com que mais políticos desistam da assinaturas. "A CPI não é boa para o governo, apesar de ele não temê-la."
Mesmo com acusações de corrupção em outros ministérios, a CPI, se de fato vingar, vai concentrar as investigações sobre os Transportes -especialmente após o retorno do ex-ministro Alfredo Nascimento ao Senado.
"O ideal seria ampliar, mas teríamos mais dificuldades para garantir assinaturas", afirmou Dias. A oposição também vai insistir na convocação de cinco ministros do governo para explicar acusações de corrupção.
Segundo Jucá, a orientação é transformar as convocações em convites.
(GABRIELA GUERREIRO E CATIA SEABRA)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Presidente diz que não se pautará pela imprensa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.