São Paulo, sábado, 03 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PT quer mais "ousadia" do BC na economia

DE BRASÍLIA
ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA


A direção do PT vai pressionar o Banco Central a tomar "medidas mais ousadas" para acelerar a queda da taxa básica de juros e reduzir a valorização do real frente ao dólar.
A cobrança, que coincide com a vontade do Planalto, deve ser aprovada amanhã na resolução política do congresso da sigla.
O objetivo é reforçar ainda mais a pressão sobre o BC, que já surpreendeu o mercado na quarta-feira ao baixar a taxa em 0,5 ponto percentual, para 12% ao ano.
O documento que vai a votação afirma que "a questão dos juros e do câmbio precisa ser enfrentada com medidas mais ousadas". "O câmbio elevado é uma ameaça à economia brasileira, que exigirá no curto prazo medidas de forte impacto, capazes de frear o livre ingresso de dólares", diz.
A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) defendeu a posição do partido. "Está certo. Tem que cutucar [o BC]."
O texto ainda pode sofrer alterações no encontro, que reúne militantes de todo o país e também fará mudanças no estatuto petista.
CATIA SEABRA, BERNARDO MELLO FRANCO E ANA FLOR


Texto Anterior: Dilma e Lula apoiam Dirceu e atacam mídia
Próximo Texto: PT resiste em ampliar cota de mulheres
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.