São Paulo, domingo, 03 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

MARANHÃO

Com Roseana em 1º, eleição vira plebiscito sobre família Sarney

Governadora deve vencer no 1º turno; há 5 eleições, oposição foca ataque à oligarquia

ELVIRA LOBATO
ENVIADA ESPECIAL AO MARANHÃO

O Maranhão terá eleição em clima de plebiscito sobre a permanência da família Sarney no governo do Estado. O discurso dos cinco candidatos da oposição foca na crítica à oligarquia Sarney.
Roseana Sarney, 57, (PMDB) disputa o cargo pela quarta vez: em 1994, derrotou Epitácio Cafeteira, no segundo turno; em 1998, foi reeleita no primeiro turno; e em 2002, quando perdeu para Jackson Lago (PDT) no segundo turno. Ela assumiu o governo, em abril de 2009, após Lago ser cassado.
Segundo pesquisa do Ibope, divulgada na quinta-feira, Roseana lidera com 47% dos votos, seguida de Flávio Dino (PC do B), com 23%, e Jackson Lago (PDT), com 18%. Ela tem chance de vencer no primeiro turno.
Roseana tem 53% dos votos válidos, com uma diferença de quatro pontos percentuais sobre a soma dos demais candidatos. A diferença já foi de 11 pontos percentuais no final de agosto.
Flávio Dino, que cresce desde o início do horário eleitoral, pode levar à "zebra" temida pelo grupo pró-Roseana: o segundo turno.
A governadora concorre numa coligação de 16 partidos; tem o apoio de 12 dos 18 deputados federais e de 34 dos 42 estaduais. Também atraiu 203 dos 217 prefeitos.
O maior trunfo de sua campanha é o apoio de Lula, que tem mais de 90% de aprovação no Estado. A direção nacional do PT interveio no partido e forçou a aliança com Roseana. Seu vice é o petista Washington Luís Oliveira, ligado a José Dirceu.


Texto Anterior: Rio de Janeiro: Cabral deve ser reeleito com folga no Rio
Próximo Texto: Distrito Federal: Agnelo chega a 55% e deve ser eleito hoje no Distrito Federal
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.