São Paulo, terça-feira, 04 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PMDB boicota posse de novo ministro da articulação política

BERNARDO MELLO FRANCO
ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA
BRENO COSTA
DE BRASÍLIA

Insatisfeito com a partilha de cargos no governo Dilma Rousseff, o PMDB boicotou ontem a posse do novo ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio.
Nomes de peso da sigla não apareceram para ouvir o primeiro discurso do petista, que será responsável por negociar a divisão de espaços na máquina e a liberação de emendas parlamentares.
O partido é o principal aliado do PT e ameaça uma rebelião após perder órgãos que comandava na gestão de Lula, como os Correios e a Secretaria de Atenção à Saúde.
Nem o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), foi à posse. Sem notar a ausência, o ministro Alexandre Padilha (Saúde), que deu lugar ao petista, o saudou em seu discurso.
Também não compareceram o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e os líderes na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), e no Senado, Renan Calheiros (AL).
"O PMDB não está satisfeito como um todo. Isso está bem claro para o Planalto", afirmou o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), também ausente. Disse, porém, não ter havido "premeditação".
Estavam na plateia, entretanto, políticos influentes de outros partidos aliados, como os senadores Francisco Dornelles (PP-RJ) e Fernando Collor (PTB-AL).
Luiz Sérgio desconversou sobre as faltas. "Foi um dia de muitas posses. Até atrasei a minha para mais gente poder chegar", afirmou.
Ele admitiu problemas, mas tentou atenuar divergências. "O PMDB é um parceiro muito importante na coalizão. As questões se resolvem com diálogo."
Garibaldi alegou que ele e os colegas não tiveram tempo de chegar da posse de Edison Lobão (Minas e Energia), marcada para uma hora e meia antes da de Luiz Sérgio.
Único peemedebista do primeiro escalão na solenidade, o ministro Garibaldi Alves (Previdência) também esteve na posse anterior.

Colaboraram CATIA SEABRA e MÁRCIO FALCÃO, de Brasília


Texto Anterior: Dilma quer resolver as disputas na base aliada
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.