São Paulo, segunda-feira, 04 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Políticos destacam honestidade de Itamar

Lula é aplaudido e Collor recebe vaias no velório do presidente em Minas

Dilma irá a cerimônia hoje no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte; corpo será cremado em Contagem


Alex de Jesus/"O Tempo"/Folhapress
Georgiana e Fabiana, filhas de Itamar, acompanham velório na Câmara de Juiz Fora (MG)

ITALO NOGUEIRA
ENVIADO ESPECIAL A JUIZ DE FORA (MG)

O velório do presidente Itamar Franco, morto anteontem aos 81 anos, reuniu em Juiz de Fora (MG) três ex-presidentes da República e políticos de diferentes partidos. O corpo foi aplaudido pelos moradores do município logo em sua chegada.
Luiz Inácio Lula da Silva (2003-10), Fernando Collor (1990-91) e José Sarney (1985-90) chegaram juntos. Lula foi aplaudido, enquanto Collor foi vaiado pela população que aguardava para homenagear Itamar. Nenhum deles falou com a imprensa.
Dilma Rousseff não compareceu, mas irá hoje ao velório no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.
Políticos destacaram a honestidade e firmeza com que Itamar conduziu o governo federal, entre 1992 e 1994. Elogiaram ainda a iniciativa de lançar o Plano Real após sucessivos planos econômicos que fracassaram na tentativa de estancar a inflação.
O senador Pedro Simon (PMDB), líder do governo Itamar, afirmou que o Plano Real foi criado "sem dar emprego ou vantagens para ninguém e sem preocupação com a governabilidade".
Para ele, o presidente não teve o reconhecimento pela criação do plano econômico porque não investia em publicidade e autopromoção.
"A verba de publicidade no governo Itamar era zero. Ele nunca usou programa de rádio e televisão como presidente da República. Toda vez que era para falar sobre o Plano Real, era o Fernando Henrique [então ministro da Fazenda] quem falava", disse.

EXEMPLO
"[Itamar] Foi capaz e teve a coragem de lançar o Plano Real, que manteve o Brasil nos trilhos de uma boa economia. Um exemplo de honestidade", disse o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB).
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT), elogiou a "coragem e sabedoria" do presidente ao lançar o Plano Real, projeto criticado à época pelo PT.
"Era muito difícil para quem estava na oposição ou para quem era de esquerda naquele momento imaginar que um pacote econômico com uma mudança na economia brasileira pudesse produzir avanços como se notou", disse o petista.
O corpo de Itamar foi levado do aeroporto até a Câmara Municipal de Juiz de Fora em carro do Corpo de Bombeiros. O caixão estava coberto pelas bandeiras do Brasil e de Minas Gerais.
De acordo com a Polícia Militar, cerca de 30 mil pessoas foram prestar homenagens até o começo da noite.
O corpo segue hoje para Belo Horizonte, onde haverá uma outra cerimônia de velório, e será cremado em Contagem, na grande BH.
O primeiro a chegar na fila foi o aposentado Adão de Assis Ferreira, 47. Ele disse ter conhecido Itamar na sua primeira campanha para senador, em 1982. "Ele era brincalhão e humilde. Me deu meu primeiro par de chuteiras. Vai deixar saudades."


Texto Anterior: Nos EUA, lei regula, mas não garante acesso
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.