São Paulo, quarta-feira, 04 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em site, Netinho oferece ingressos a eleitores

Jogo retirado do ar tinha como prêmio direito de participar de atividades com o candidato

DANIELA LIMA
DE SÃO PAULO

O vereador Netinho de Paula (PC do B-SP), que concorre ao Senado na chapa do PT, até ontem oferecia ingressos "como reconhecimento" à participação de eleitores em um jogo virtual disponível em seu site. Pela prática, o candidato corre o risco de ter seu registro cassado por compra de votos.
Por meio de um quiz -jogo de perguntas e respostas-, o site oferecia ao eleitor "o direito de participar de atividade política ou show com Netinho de Paula". Bastava acertar as perguntas. Ao menos uma pessoa foi premiada.
A assessoria do candidato admitiu que o site oferecia ingressos a eleitores, mas argumentou que a premiação foi ao ar sem seu aval ou da coordenação da campanha.
"A empresa que faz o site fez isso sem nos comunicar. Assim que soubemos, tiramos do ar. Netinho não tem shows agendados até o fim da eleição", informou a assessoria do candidato.
O site ficou fora do ar por volta das 13h de ontem, e permaneceu assim até o fechamento desta edição.
Procurado pela Folha, o ex-presidente STF (Supremo Tribunal Federal) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Carlos Velloso disse que, em tese, a premiação no site contraria a legislação eleitoral, pode configurar compra de votos e é passível de punição.
Para que a Justiça avalie o caso é preciso que um partido ou o Ministério Público apresente denúncia. Se for constatado crime eleitoral, o candidato pode ser punido com a cassação do registro, além de outras penas.


Texto Anterior: Horário eleitoral gratuito
Próximo Texto: Foco: Falta de imagens para propaganda leva Alckmin a reforçar campanha na rua
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.