São Paulo, domingo, 05 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Analistas e auditores disputam poder no fisco

Depois da revelação de quebras de sigilo fiscal de tucanos, grupos trocam acusações

DE SÃO PAULO

Além da crise gerada a partir da revelação das quebras de sigilo em série, a Receita enfrenta uma disputa de poder entre analistas tributários e auditores fiscais.
"Analistas querem ganhar espaço porque todos os cargos de chefia estão nas mãos de auditores", diz Pedro Delarue, que preside o Sindifisco, dos auditores fiscais.
"É natural que os auditores, responsáveis pela fiscalização e que têm o poder de decisão estabelecido em lei, comandem o órgão. A carreira de analista foi criada com o papel de auxiliar o fiscal."
O Sindifisco foi até a Justiça para proibir o Sindireceita, que representa os analistas tributários, de usar o nome adotado pela instituição.
É ao Sindireceita que a analista Antônia Aparecida Neves Silva, uma das envolvidas na quebra de sigilo de tucanos, é associada.
Hélio Bernardes, presidente do Sindireceita, diz que "é bom lembrar que maçãs podres existem dos dois lados".
O caso ocorre sob a gestão de Otacílio Cartaxo, que assumiu o comando após a saída polêmica de Lina Vieira.
Um mês após sua saída, a ex-secretária revelou que a então ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) lhe pediu para agilizar a investigação sobre os negócios da família do senador José Sarney.
Ela foi criticada por trazer à Receita servidores do sindicato de auditores que se opuseram às gestões de Jorge Rachid e Everardo Maciel. Para Maciel, após o ministro Antonio Palocci (Fazenda) sair do governo, o que se viu foi uma "facção sindical nos postos-chave do órgão".


Texto Anterior: Receita identifica 22 consultas a CPF de Eduardo Jorge
Próximo Texto: Para advogados, quebra de sigilo gera indignação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.