São Paulo, domingo, 05 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTÁ NA CARA

Alckmin e Mercadante

DAVID MATSUMOTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Nesta semana fui apresentado aos dois principais candidatos a governador de São Paulo através de quatro vídeos curtos.
De Aloizio Mercadante (PT), fiquei com a impressão de ser um homem frio, talvez muito racional, talvez calculista, mas não num sentido negativo, e sim pelo fato de parecer mais lógico do que emocional.
No primeiro vídeo, no qual Mercadante fala sentado num escritório, numa propaganda de TV, vi um homem sem expressividade, tanto facialmente quanto gestualmente.
Não consegui captar como ele se sente de verdade sobre essas questões das quais fala, como o combate ao crack.
Parece que ele é uma pessoa muito reservada ou que controla muito seus sentimentos -ou, ainda, que não tem sentimento algum sobre este tema.
Indivíduos como ele têm sido julgados em pesquisas como não confiáveis por causa da falta de sinalizações. As pessoas não sabem realmente o que ele está pensando. Geraldo Alckmin (PSDB) também não pareceu mostrar muitas emoções.
Mas seu rosto tinha muitas expressões as quais chamamos de "ilustradoras", que são comportamentos através de gestos ou expressões faciais para ilustrar a fala ou ampliar o que a pessoa está dizendo.
No rosto, são ilustradores o levantar das sobrancelhas, por exemplo, que significa um ponto de exclamação.
Ou, ao contrário, baixar as sobrancelhas, sinalizando preocupação ou ênfase.
Alckmin faz muito isso. Ou ele é de fato uma pessoa muito expressiva ou está tentando muito se passar por convincente.
Num momento no vídeo, no qual ele fala sentado no escritório, vi uma rápida microexpressão de angústia ou estresse, apropriada para o contexto, já que ele falava sobre fundo de moradia para famílias carentes.
Também vi um pouco de desdém quando falou sobre financiamento de casas populares, e também um micro sorriso quando discursou sobre o futuro.
Achei tudo apropriado. No geral, ficou a impressão de que ele é um homem honesto em suas expressões.


Em depoimento a FERNANDA EZABELLA , em Los Angeles

DAVID MATSUMOTO é professor de psicologia da Universidade de San Francisco (EUA) e fundador da Huminell, empresa de serviços para análises de comportamento não-verbal por meio de microexpressões


Texto Anterior: Foco: Caetano diz que reações a seu voto em Maia "são apavoradas"
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.