São Paulo, sexta-feira, 06 de agosto de 2010

Próximo Texto | Índice

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Tudo em família

Pelo Brasil afora, na esteira da aprovação da Ficha Limpa, candidatos temerosos de perder o registro estão escalando parentes, sobretudo filhos, para substituí-los nas urnas. Em geral donos de um bom espólio eleitoral, os "ficha suja" consideram fácil transferir votos aos parentes, que em muitos casos levam seu nome e sobre os quais conservarão total influência.
No Maranhão, o deputado Fufuca Dantas (PMDB) deu lugar ao filho, André Fufuca (PSDB). Com 21 anos, o estreante "Fufuquinha", como é mais conhecido, disputará uma vaga de deputado estadual.




Tal pai No Distrito Federal, aliados têm sugerido ao líder Joaquim Roriz (PSC), caso seja barrado em última instância, lançar ao governo a filha Liliane, hoje registrada para concorrer a uma vaga de deputada distrital.

Verde-água Encerrado o debate de ontem à noite da Band, variavam as avaliações sobre os desempenhos de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), mas era quase consensual a impressão de que Marina Silva (PV) deu uma sumida no programa.

Talismã Presente na plateia, a primeira-dama, Marisa Letícia, disse que pretende ir a todos os debates para dar sorte a Dilma.

Conjunto vazio De Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), numa intervenção no programa por volta da meia-noite: "Você, camponês que está me ouvindo...".

Tricolor 1 Embora dilmista de carteirinha, o senador Delcídio Amaral (PT-MS) não resistiu: com debate e tudo, foi ao Morumbi torcer pelo São Paulo na Libertadores.
Tricolor 2 Outro são-paulino, o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), optou por solução mista: não foi ao estúdio da Band, mas prometeu assistir simultaneamente ao debate e ao jogo em casa.

No pé O PT-SP vai ingressar no Ministério Público Eleitoral com representação contra os tucanos José Serra e Geraldo Alckmin por terem alegadamente feito campanha em escola pública durante visita a Heliópolis, na capital. O líder petista na Câmara, José Américo, também pediu esclarecimentos à prefeitura sobre a liberação de crianças e professores para acompanhar o evento.

Prévia de 2011 PT e PMDB duelaram nesta semana na Câmara. Presidente da Casa e vice de Dilma, Michel Temer optou por caminho diverso do sugerido pelo Planalto para a pauta de votações. O governo queria liquidar três MPs, duas delas ligadas à Copa e à Olimpíada.

Roteiro Convencido de que as MPs "esportivas" causariam polêmica, Temer tentou votar a medida que amplia o limite para a concessão de empréstimos pelo BNDES. Logo em seguida, pretendia liquidar a votação, em segundo turno, da PEC 300, que estabelece piso salarial para policiais e bombeiros, um compromisso assumido por ele com a categoria.

Em tempo A MP cuja votação interessava ao PMDB é relatada por uma deputada do partido, Solange Almeida (RJ). Os "contrabandos" no texto incluem isenção de impostos para termelétricas e outras generosidades.

Assim não O PT mobilizou outros partidos aliados e impediu a mudança na ordem de votação, o que levou a Câmara a encerrar a semana de "esforço concentrado" sem votar nenhuma das medidas previstas. Os petistas consideraram o desfecho uma demonstração de força.

com LETÍCIA SANDER e ANDREZA MATAIS

tiroteio

Esse negócio de pesquisa é como taxa de inflação. Se deixar chegar aos dois dígitos, pode ficar impossível de segurar.

DO MINISTRO DO PLANEJAMENTO, PAULO BERNARDO, fazendo brincadeira a propósito da nova CNT/Sensus, que coloca Dilma dez pontos à frente de Serra.

contraponto

Vá lamber sabão!

Tão logo chegou ao Paraná para uma agenda política em companhia de Dilma Rouseff, na sexta à noite, Lula reclamou da sobrecarga de trabalho e cogitou não ir ao encontro organizado pela Federação das Indústrias do Estado. Os aliados tudo fizeram para demovê-lo da ideia, argumentando que o "PIB de Curitiba" ficaria frustrado com a ausência. Alguém sugeriu:
-Presidente, na Fiep tem um banheiro privativo com chuveiro. O senhor pode até tomar banho lá...
Lula respondeu de bate pronto:
-Meu problema não é falta de banho. É cansaço!


Próximo Texto: Polarização Serra-Dilma marca o primeiro debate
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.