São Paulo, sexta-feira, 06 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOTAS

Cara a cara
José Serra e Dilma Rousseff foram acomodados frente a frente, em camarins de vidro, protegidos por adesivos transparentes. Marina Silva e Plínio Arruda Sampaio ficaram no segundo andar.

Barrados
Michel Temer (PMDB), candidato a vice de Dilma, não recebeu convite para assistir ao evento da plateia. Teve que pedir acesso à emissora.

Expressões
Serra e Dilma mostraram o grau de rivalidade com a troca de olhares e gestos. Ele foi quem mais demonstrou contrariedade com falas da adversária. A petista em vários momentos riu discretamente de críticas ao tucano.

Bem ensaiada
No primeiro bloco, Marina encerrou réplica a Serra citando slogan do publicitário de sua campanha, Paulo de Tarso Santos: "Que a gente possa trabalhar juntos pelo Brasil que nós queremos".

Bola dividida

Um grupo de convidados -entre eles, o secretário de comunicação de SP, Bruno Caetano- acompanhava, pela internet, o jogo de São Paulo e Internacional.

Verdes tucanos

Aliados de Marina, Fábio Feldmann e Eduardo Jorge confraternizaram com tucanos. Recebido por Verônica Serra, filha do tucano, Feldmann insinuou pedir voto.

Distância
Ao contrário de outros debates, desta vez não houve claque na porta da emissora. Além de cavaletes impedindo a aproximação, policiais reforçavam o isolamento.

Pelo ar
A ida dos candidatos ao debate de helicóptero trouxe momentos inusitados. A Band ofereceu o da emissora aos dois "sem-helicóptero", Marina e Plínio. Mas a verde mudou de ideia e usou o do vice, Guilherme Leal.

Estreia
Dilma cometeu um erro de principiante em debate: falou com Plínio olhando para ele, o que a deixou de lado na câmera. Foi alertada por assessores e jornalistas.

Sem aliados
A verde chegou acompanhada do vereador do Rio e presidente do PV-RJ, Alfredo Sirkis, pelo vice Guilherme Leal e por assessores. Estrela do partido, Fernando Gabeira não apareceu.

Vício
Apesar do treinamento recebido para a estreia, a petista se apoiou seguidas vezes na expressão "no que se refere" em suas respostas.

Pressa
Orestes Quércia (PMDB) e Aloysio Nunes (PSDB), saíram antes do fim do segundo bloco. Paulo Skaf, candidato ao governo de SP pelo PSB, convidado de Dilma, saiu na metade do debate.


Texto Anterior: Análise: Tucano apostou no confronto direto; petista bateu em FHC
Próximo Texto: Presidente 40/Eleições 2010: Novo dossiê de petistas tem três partes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.