São Paulo, sexta-feira, 06 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA

Sensus mostra Dilma 10 pontos à frente de Serra; Marina tem 8%

DE BRASÍLIA - No dia em que ocorreu o primeiro debate presidencial na TV, a CNT (Confederação Nacional dos Transportes) divulgou ontem pesquisa do Instituto Sensus que mostra Dilma Rousseff (PT) com 10 pontos percentuais a mais que José Serra (PSDB).
A petista tem 41,6% contra 31,6% do tucano, a maior vantagem registrada entre os candidatos na disputa. Marina Silva, do PV, tem 8,5%.
Os demais candidatos registraram percentuais que variam de 1,9% a 0,1%. Brancos, nulos, indecisos e os que não responderam somam 14,3%.
Numa eventual disputa de segundo turno entre Dilma e Serra, a petista tem 48,3% contra 36,6% do tucano. A pesquisa foi realizada entre os dias 31 de julho e 2 de agosto.
A CNT informou que havia um cronograma estabelecido para a consulta, e a divulgação no dia do embate dos presidenciáveis foi "coincidência".
A pesquisa Datafolha divulgada no dia 24 de julho apontou um empate técnico entre Serra e Dilma. O tucano registrou 37% das intenções de voto contra 36% de Dilma, com margem de erro de 2 pontos percentuais. Foram 10.905 entrevistas em todo o país.
Para o presidente da CNT, Clésio Andrade, Dilma ganhou "musculatura política", e o resultado pode ter sido influenciado por ataques da campanha de Serra contra a petista, tentando ligar o PT as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
Andrade é presidente do diretório do PR em Minas Gerias, partido que compõe a aliança de Dilma no plano nacional. "Ela colhe os frutos desse apoio do presidente Lula. O eleitor não gosta de ataques," disse Andrade.
O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), disse que a escolha da data da pesquisa é curiosa e que a sondagem "não pode ser levada a sério".


Texto Anterior: Mark Weisbrot: Serra faz campanha em Washington?
Próximo Texto: Justiça dos EUA desbloqueia US$ 500 mi do Opportunity
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.