São Paulo, sexta-feira, 06 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Justiça libera Collor para disputar governo

ELIDA OLIVEIRA
DE SÃO PAULO

Por decisão unânime, os sete juízes do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Alagoas deferiram o registro de candidatura do ex-presidente Fernando Collor de Melo (PTB) para a disputa do governo do Estado.
A votação aconteceu na terça-feira, mas só foi confirmada pelo TRE-AL ontem.
A candidatura do vice de Collor, Galba Novais (PRB), também foi deferida.
O advogado da coligação O Povo no Governo (PRB-PTB-PSL-PHS-PMN-PTC), Fábio Ferrário, foi procurado por telefone pela reportagem, mas não atendeu às chamadas. Ele passou o dia de ontem no TRE acompanhando a votação de outras candidaturas.
A PRE (Procuradoria Regional Eleitoral) havia impugnado a candidatura de Fernando Collor por falta de documentação, e não por ele estar enquadrado na Lei da Ficha Limpa.
Como Collor apresentou os documentos, foi liberado para a eleição de outubro. A PRE não informou quais documentos o candidato não havia apresentado.
A ausência de documentação foi o motivo mais recorrente nas impugnações apresentadas pela PRE ao TRE. Foram 320 candidatos questionados entre 383 impugnações. O prazo para o julgamento de todos os casos terminou ontem.
O TRE-AL já indeferiu, com base na Lei da Ficha Limpa, os registros de candidaturas a deputados estaduais de Alberto Sextafeira (PSB) e Gilberto Gonçalves (PRTB), ambos condenados por abuso do poder econômico, além de Eduardo Holanda (PMN), por doação antecipada a campanha eleitoral.
O candidato ao governo de Alagoas, Ronaldo Lessa (PDT), estava sendo julgado até a conclusão desta edição. A expectativa é que ele seja barrado porque é citado no mesmo processo pelo qual Sextafeira foi indeferido.
A candidata ao Senado pelo PSOL Heloísa Helena também teve a candidatura deferida. Ela havia sido impugnada pelo adversário Ildefonso Rebouças (PRTB), por suposta sonegação de imposto.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Políticos são denunciados em MT por sequestro de jornalistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.